Decoração de mesa posta proporciona Dia dos Pais com tradição e muita história - TOPVIEW

Decoração de mesa posta proporciona Dia dos Pais com tradição e muita história

A arquiteta Angela Chinasso, em parceria com a proprietária do Nayme Culinária Árabe Yasmin Zippin Nasser, propõe mesa clássica e inovadora

Compartilhe

Com a quarentena e a maior necessidade de ficar em casa, muitas pessoas estão se atentando a momentos que antes eram corriqueiros, como parar para almoçar e jantar. Para deixar a ocasião ainda melhor e mais especial, algumas estão apostando na decoração de mesa posta, utilizando itens que estão há tempos guardados no armário e fazendo da refeição, um momento mais prazeroso. No Nayme Culinária Árabe, localizado no Batel, em Curitiba, as parceiras Angela Chinasso, arquiteta, Yasmin Zippin Nasser, empresária, Janine Araújo, fotógrafa e Anna Carolina Perdonssini, food stylist, fizeram a montagem de uma mesa posta recheada de muita história e tradição.

“Nayme é o nome da minha vó e todas as receitas [do restaurante] são dela. A mesa Árabe é muito farta e com muitos pratos, então montar a mesa é uma coisa muito importante; o Árabe e o Libanês dão muita importância a esse detalhe de uma mesa bem posta, bem feita, com pratos decorados e bonitos” conta a proprietária do Nayme Culinária Árabe Yasmin Zippin Nasser, que recebeu a arquiteta Angela Chinasso para a produção no início do mês de julho. 

Para a arquiteta, toda a história que envolve a cozinha do restaurante é muito significativa, então ela decidiu produzir a decoração com peças tradicionais da cultura árabe. “Eu estou nessa pegada de decoração de mesas nessa quarentena, mas é uma coisa que faz parte da minha vida. Nós resolvemos fazer essa produção no Nayme por toda a história de família que envolve a cozinha da Yasmin, então produzimos peças que conversassem com essa leitura”, relata ela, que também enfatiza que a produção de mesa posta pode ser feita por qualquer pessoa e sem a necessidade de itens específicos.

“É nisso que resume minha proposta, assessorar na montagem da mesa com o que já existe e na seleção com produtos novos. É a ideia de “faça você mesmo”. É possível fazer uma mesa linda com o que você tem em casa e cada um ainda pode explorar as suas origens”, conta.

Um dos benefícios de uma mesa posta é que, além de proporcionar uma refeição especial e diferente, ela também é fotogênica. Para Angela, é o mix perfeito de gastronomia e cultura. “Com a mesa, a foto enaltece a história da comida, é diferente de uma foto de uma comida convencional, é a comida com história. É juntar a história com o momento que estamos vivenciando”, enfatiza.

Sobre a decoração, a arquiteta detalha: “a cor azul predominou pela escolha dos pratos turcos em cerâmica do acervo da fotógrafa Janine Araújo, que intercalamos com pratos orgânicos e sousplats estampados, assim como os copos azul turquesa, exatamente no mesmo tom. O brilho do metal, que se faz presente nas taças Âmbar com seus arabescos dourados, cria um belo conjunto com as argolas dos guardanapos e com os talheres em rosé martelado. A tapeçaria está presente na toalha terracota do acervo do próprio Nayme e nos trilhos bordados”. Para trazer casualidade e contraste ao mix, a profissional optou pela escolha de talheres em bambu e lugares americanos em palha. 

Itens tradicionais da cultura turca (Foto: Janine Araújo)

Para Angela e Yasmin, a decoração de mesa posta serve de inspiração para tanto enfeitar uma refeição rotineira, quanto para ocasiões especiais, como o Dia dos Pais, que será comemorado no domingo (9). Elas apontam, ainda, que com o isolamento social, os deliveries estão sendo bem comuns e as pessoas estão decorando as mesas para receber o alimento, como se fosse no restaurante.

“Com o delivery, é muito bacana ver no Instagram as pessoas postando stories bem arrumadas, arrumando a mesa com nossos pratos, tirando da embalagem e montando uma mesa bonita. As pessoas passaram a dar importância para comer com os olhos, então a gente tem visto isso bem claro”, comenta Yasmin, que está com o restaurante aberto do 12h às 22h, conforme determinação, e também atendendo via delivery

Mesa posta de Dia dos Pais

Com o Dia dos Pais se aproximando, uma ideia criativa é a de montar uma mesa posta para uma das refeições que comemoram essa data. Para quem não sabe como fazer a decoração, Angela aconselha a fazer a mistura de itens que você já tem em casa, assim, é possível explorar a cultura familiar e enriquecer o momento do almoço ou jantar.  “Eu amo comida árabe, então é uma coisa que me chama muita atenção. É tudo muito lindo no sentido da beleza e o restaurante tem história, então tem tudo a ver com essa pegada do Dia dos Pais, com opções de cardápio para pedir em casa e uma decoração com coisas que já são da família“, indica a arquiteta. 

(Foto: Janine Araújo)

No Nayme Culinária Árabe, a proprietária Yasmin conta que o carro-chefe é o quibe cru, mas, para o Dia dos Pais, ela indica o Pernil de Cordeiro, que é marinado por 48 horas em vinho branco libanês, assado por seis horas em baixa temperatura, além de ter vários acompanhamentos, como molho do assado, arroz de aletria, batata baby com zataar, cebolinha cristal caramelizada, cabeças de alho confitadas e geleia artesanal de hortelã libanesa. Uma vantagem é que o prato serve cinco pessoas, ideal para a data comemorativa em família.

Para as profissionais, o maior objetivo da proposta é de inspirar as pessoas a ousarem e fazerem uma refeição diferenciada. Com uma mesa clássica e inovadora, Angela conclui: “As pessoas têm medo da mistura, medo de ousar, então ali a gente mostra que podemos usar o que temos em casa e misturar sem receio. Nós queremos inspirar as pessoas a fazer desse, um momento muito especial”. 

A parceria entre as profissionais foi registrada em fotos e passou pela curadoria da fotógrafa Janine Araújo, a qual, com sua técnica apurada, capturou as imagens apenas com luz natural e trouxe com fidelidade para as imagens a atmosfera intimista que existe no Nayme.


Serviço
Onde: Av. Vicente Machado, 1482 – Batel, Curitiba – PR
Mais informações: Instagram e (41) 3308-1882
Delivery: pelos aplicativos iFood e Goomer

In this article

Join the Conversation