ESTILO

Curta! celebra 90 anos do lançamento de “Limite”, filme pioneiro de Mario Peixoto

"Limite" foi um dos primeiros filmes experimentais rodados na América Latina

O filme “Limite”, do cineasta e roteirista Mario Peixoto, foi um dos primeiros filmes experimentais rodados na América Latina, em 1931. Lançado no dia 17 de maio daquele ano, o longa — que aborda questões como o tempo, a vida e a morte — causou polêmica na época, mas logo se tornou uma referência para o cinema de vanguarda. Hoje, “Limite” figura em primeiro lugar na lista que a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) elaborou com os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

(Foto: divulgação)

Para comemorar os 90 anos do lançamento de “Limite”, o Curta! preparou uma programação especial que homenageia Mario Peixoto e celebra seu legado. Amanhã, 14 de maio, às 13h15, exibe “Mar de Fogo”, de Joel Pizzini, um filme-ensaio em curta-metragem sobre o processo criativo de Peixoto, que recria livremente a visão do diretor quando estava dirigindo “Limite”, sua obra-prima. Haverá reprises no domingo, dia 16, às 18h, e na segunda-feira, dia 17, às 7h15. Já o longa documental “Onde a Terra Acaba”, de Sergio Machado, mostra o fruto de uma intensa pesquisa, que durou mais de dois anos, sobre a vida e a obra de Peixoto, e será exibido no canal no domingo, 23 de maio, 21h15.

Já no segundo semestre, estreia na programação do canal outra produção sobre o processo de restauração de “Limite”. É o episódio inédito da série exclusiva “Lost+Found”, que vai falar sobre Saulo Pereira de Mello, pioneiro da restauração de filmes no Brasil e responsável por ‘salvar’ a obra de Mario Peixoto. A série, idealizada por Hernani Heffner, aborda a preservação audiovisual. O episódio dedicado a Saulo ganhará uma pré-estreia virtual nesta segunda-feira, dia 17, pelo canal da Cinemateca do MAM no Vimeo. Ficará disponível durante 24 horas lá.

Deixe um comentário