Curitibanos expõem com tailandeses
Por Luciane Horcel
Culturas supercontrastantes, artes diferentes, valores diversos, mas objetivos comuns. Essa mistura é a principal ideia da exposição TROPIKOS, que vai acontecer no dia 24 deste mês no Hof Art Space em Bangcoc, e conta com a participação dos curitibanos André Mendes, Fernando Franciosi e Juan Parada.
Junto com os tailandeses Chalit Nakpawan, Torlarp Larpjaroensook e Jackkrit Anatakul, os brasileiros pretendem misturar os pontos semelhantes e diversos de percepção da arte contemporânea em uma exposição bem plural.
A ideia do projeto partiu de uma articulação do curitibano Juan Parada, que está se preparando para a experiência na Ásia. “Eu tenho uma amiga brasileira que mora em Bangcoc e vimos a possibilidade do projeto acontecer. Ela entrou em contato com alguns espaços e o projeto foi aceito. Depois disso, a curadora Linjie Zhou fez a costura conceitual. Tenho algumas coisas já prontas, mas como trabalho com materiais orgânicos e fibras naturais, pretendo usar materiais de lá, inserir elementos locais na minha arte”, conta o artista.
Assim como o amigo, o curitibano André Mendes também se mostrou entusiasmado com a viagem e, mesmo já tendo feito quatro exposições na Malásia, acredita que essa nova experiência na Ásia será única . “Vai ser completamente diferente porque é um trabalho coletivo, além disso o grande barato não é só a exposição em si. O melhor será vivenciar tudo com os artistas de lá, conhecer e conviver com a comunidade artística, montar essa exposição junto com eles, distribuir tudo de uma forma que essas tantas diferenças culturais e artísticas se complementem”, diz o dono de pinturas em grandes telas, que chegam a 2,80 metros.
Apesar de serem grandes as diferenças culturais e das obras a serem expostas, há afinidades entre os artistas e seus respectivos trabalhos. André e Jackkrit têm a teoria da cor ousada e estética, enquanto Juan e Chalit valorizam a natureza, as forças elementais e o equilíbrio tropical da modernidade. Já Fernando e Torlarp continuam nessa evolução do modernismo conceitual dos trópicos, priorizando o design minimalista e os padrões da mentalidade tropical.
Para registrar toda essa experiência, um documentário já está sendo produzido a respeito do projeto. A produtora Bem Te Vi já começou a filmar os bastidores e preparativos para a viagem e vai acompanhar todo projeto. (Confira o teaser acima)
SERVIÇO
Inauguração: 24 de janeiro, às 19h. Fica exposta até 28 de fevereiro no Hof Art Space em Bagcoc