CULTURA ARTES

Curitibanos expõem com tailandeses

Por Luciane Horcel

Culturas supercontrastantes, artes diferentes, valores diversos, mas objetivos comuns. Essa mistura é a principal ideia da exposição TROPIKOS, que vai acontecer no dia 24 deste mês no Hof Art Space em Bangcoc, e conta com a participação dos curitibanos André Mendes, Fernando Franciosi e Juan Parada.

Junto com os tailandeses Chalit Nakpawan, Torlarp Larpjaroensook e Jackkrit Anatakul, os brasileiros pretendem misturar os pontos semelhantes e diversos de percepção da arte contemporânea em uma exposição bem plural.

Projeto pretende misturar as diferenças e também semelhanças da arte dos brasileiros e tailandeses.
Projeto pretende misturar as diferenças e também semelhanças da arte dos brasileiros e tailandeses.

A ideia do projeto partiu de uma articulação do curitibano Juan Parada, que está se preparando para a experiência na Ásia. “Eu tenho uma amiga brasileira que mora em Bangcoc e vimos a possibilidade do projeto acontecer. Ela entrou em contato com alguns espaços e o projeto foi aceito. Depois disso, a curadora Linjie Zhou fez a costura conceitual. Tenho algumas coisas já prontas, mas como trabalho com materiais orgânicos e fibras naturais, pretendo usar materiais de lá, inserir elementos locais na minha arte”, conta o artista.

Assim como o amigo, o  curitibano André Mendes também se mostrou entusiasmado com a viagem e, mesmo já tendo feito quatro exposições na Malásia, acredita que essa nova experiência na Ásia será única . “Vai ser completamente diferente porque é um trabalho coletivo, além disso o grande barato não é só a exposição em si. O melhor será vivenciar tudo com os artistas de lá, conhecer e conviver com a comunidade artística, montar essa exposição junto com eles, distribuir tudo de uma forma que essas tantas diferenças culturais e artísticas se complementem”, diz o dono de pinturas em grandes telas, que chegam a 2,80 metros.

andre1
André Mendes pretende expor suas grandes telas e trabalhos em resina.

Apesar de serem grandes as diferenças culturais e das obras a serem expostas, há afinidades entre os artistas e seus respectivos trabalhos. André e Jackkrit têm a teoria da cor ousada e estética, enquanto Juan e Chalit valorizam a natureza, as forças elementais e o equilíbrio tropical da modernidade. Já Fernando e Torlarp continuam nessa evolução do modernismo conceitual dos trópicos, priorizando o design minimalista e os padrões da mentalidade tropical.

Para registrar toda essa experiência, um documentário já está sendo produzido a respeito do projeto. A produtora Bem Te Vi já começou a filmar os bastidores e preparativos para a viagem e vai acompanhar todo projeto. (Confira o teaser acima)

SERVIÇO

Inauguração: 24 de janeiro, às 19h. Fica exposta até 28 de fevereiro no Hof Art Space em Bagcoc

Exposição já está na capa do mapa das artes de Bangcoc
Exposição já está na capa do mapa das artes de Bangcoc

 

Deixe um comentário