Curitiba 328 anos: Uma carta para Curitiba
São 32 anos morando em Curitiba. Uma vez, uma amiga me disse que sou a catarinense mais curitibana que ela já viu. Meu amor por essa cidade só cresce, junto com meu orgulho de fazer parte dela por meio da história do Grupo RIC.
Quando falo de Curitiba e de seus lindos pontos turísticos, a sensação é de pertencimento – como se eu tivesse ajudado na construção de cada um. Inclusive, é difícil escolher o meu local preferido. Mas meu amor, encanto e carinho pela Ópera de Arame e pela Pedreira Paulo Leminski vêm antes de qualquer outro.
Toda vez que vou até esses lugares é como se eu estivesse em ambientes mágicos, deslumbrantes. Quando recebo pessoas de fora, são os primeiros pontos turísticos que mostro. Curitiba, sua linda, obrigada por me receber e permitir que eu desfrute de sua beleza!
É interessante destacar que, não à toa, antes da pandemia, as viagens para a capital paranaense motivadas por lazer haviam dobrado – é o que confirmam os dados coletados pelo Instituto Municipal de Turismo em 2018. Naquele ano, 1,15 milhão de pessoas visitaram Curitiba a passeio ou descanso, enquanto que, em 2012, ano da pesquisa anterior, foram 584,6 mil turistas visitando a capital.
O mês de maior movimento turístico por aqui é janeiro, época de férias e verão – o que, como todo curitibano sabe, não significa necessariamente calor. No primeiro mês do ano, segundo o Instituto, cerca de 350 mil pessoas aproveitam para conhecer e passear pela cidade. Já o segundo mês com maior movimento é dezembro, turbinado pelas atrações de Natal, como o lindo e inesquecível coral de crianças do Palácio Avenida.
Dito isso, convido-lhe a conferir, nas próximas páginas, a história de alguns dos pontos turísticos mais importantes da capital paranaense com a assinatura de nossos embaixadores – os quais também compartilharam curiosidades e sua relação com cada um desses espaços. Aproveite!
Karla Kersten Carvalho Petrelli
@quetalpensar
Embaixadora da Marca TOPVIEW
*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.