ESTILO

Curitiba 328 anos: Torre Panorâmica

Confira o conteúdo publicado no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição 247 da revista

Sou paranaense, nascida no sudoeste do estado, em Francisco Beltrão. Contudo, fui criada em Santa Catarina, entre Herval d’Oeste e Joaçaba. Quanto a Curitiba, só vim em morar em 2008 – e um dos pontos turísticos que mais me marcou nessa cidade encantadora foi a Torre Panorâmica, uma torre de telefonia que fica a mais de 100 metros de altura e de onde se tem uma vista em 360 graus da capital.

Tive a oportunidade de visitá-la em 2015, com meu filho, minhas sobrinhas e outros familiares. Foi muito especial – afinal, estava com quem mais amo vendo nossa linda cidade de cima, de um ângulo ao qual não estamos acostumados e de uma amplitude ímpar.

Do mirante, é possível observar o planejamento urbano da capital paranaense e seu zoneamento. Também é possível visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e os arredores da cidade.

Ainda lá do alto, podemos conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba: mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores e a evolução da cidade e da telefonia.

Já no térreo, temos o Museu do Telefone, com vários aparelhos que contam a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e, ainda, uma loja #CuritibaSuaLinda, com produtos originais, artesanais e de design que trazem a identidade e os temas curitibanos. Por esses e outros motivos que amo Curitiba.

Em 2000, o número de visitantes registrado nesse local foi de 54.747. Desde então, a cada ano, o número só foi aumentando e, em 2018, 142.022 pessoas visitaram a atração – um aumento de 159,4% registrado no período. Em julho de 2019, o ponto turístico alcançou o número de 2 milhões de visitantes.

Por medida de segurança devido à Covid-19, hoje, infelizmente, a Torre Panorâmica está fechada para visitação, sem data prevista ainda para reabertura.

Mabel Cristine Szeremeta
@mabelszeremeta
Embaixadora de Tecnologia

*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário