ESTILO CULTURA

Fatos e curiosidades sobre Jimi Hendrix

Há 47 anos o mundo perdia Jimi Hendrix. Confira sete curiosidades sobre um dos melhores guitarristas de todos os tempos

Rei, mito ou lenda? Qualquer um dos três adjetivos pode representá-lo, ou mesmo os três juntos: Jimi Hendrix é o maior representante da espécie humana quando o assunto em questão passa pelo ato de tocar guitarra.

Há 47 anos o mundo perdia Johnny Allen Hendrix (nome de batismo), ou James Marshall Hendrix, um músico que, além de ser considerado o maior guitarrista em todos os tempos de dez em cada dez listas existentes, teve destaque – além do virtuosismo com a guitarra e habilidade em extensos e inventivos improvisos – como intérprete, compositor e agitador social defendia causas raciais e sociais, como a luta dos negros e dos cidadãos em prol da liberdade e da paz.

É óbvio, Hendrix nao seria um seria um homem comum, e fatos curiosos e pitorescos marcariam sua carreira e vida em 27 anos de história. Muita polêmicas envolvem sua vida, inclusive os fatos reais que levaram à sua morte. Teria sido suicídio, acidente ou assassinato?

Pensando nisso, você pode conferir sete curiosidades sobre Jimi que você talvez nunca tenha ouvido falar.

1 – ADEUS ÀS ARMAS

Em maio de 1959, Hendrix se alistou no exército em Fort Campbell, no estado do Kentucky, e serviu ao serviço militar como paraquedista. .Ao contrário do que se acredita, Jimi Hendrix não foi liberado do exército porque apoiava o ideal hippie e lutava em prol dos ideais de liberdade e paz, como se tornou senso comum afirmar na época. Felizmente, para seus fãs, ele foi dispensado do serviço militar após quebrar um tornozelo em um salto de paraquedas.

Fonte: galeriadoclassicrock.blogspot.com.br

2. BOTANDO FOGO

Por sugestão de Keith Altham, editor da New Musical Express, a NME, revista britânica da época, Jimi passou a incendiar suas guitarras no palco. Tudo indica que a atitude se deu porque Jimi queria impressionar, mas ao mesmo tempo se diferenciar da performance dos integrantes do The Who, que tinha como hábito quebrar os instrumentos durante os shows. O Monterey Pop Festival de 1967 ficou marcado pela apresentação de Hendrix na canção “Wild Thing”, quando ateou fogo na guitarra pela primeira vez.

Fonte: societyofrock.com

3. DENTES AFIADOS

Hendrix se notabilizou por várias artimanhas com a guitarra, e uma delas foram as muitas exibições tocando o instrumento com os dentes, o que levou seu fiel público ao delírio. Mas o que há de interessante nisso é que Jimi não inventou a técnica de tocar com os dentes. Ele nunca se cansou de afirmar que se inspirou no guitarrista Butch Snipes depois de vê-lo fazendo o mesmo. Técnica essa que ele apresentou ao mundo em vários festivais, entre os principais os de Woodstock, no ano de 1969, em Nova York; e o da Ilha de Wight, na Inglaterra em 1970.

4. LITTLE RICHARD

Até o ano de 1965, Jimi havia se apresentado com diversos músicos e bandas, incluindo Tina Turner, The Isley Brothers e, entre um dos mais ilustres, Little Richard, com quem tocou durante dois anos. Seus shows com Richard enfrentaram algumas controvérsias devido aos trajes chamativos de Jimi – que acabavam tendo mais destaque que o exibicionismo de Richard – e também por causa dos constantes atrasos de Hendrix nos ensaios, o que fez Little Richard desfazer a parceria em pouco tempo de convívio.

5. MILES & McCARTNEY

Um telegrama de 22 de outubro de 1969 tinha os seguintes dizeres: “Estamos gravando um LP juntos neste final de semana. Que tal você vir tocar baixo? Ligue para Alan Douglas. Paz, Jimi Hendrix, Miles Davis e Tony Williams.”

Seria nada menos que um convite de Hendrix ao beatle Paul McCartney. Jimi Hendrix e a lenda do jazz, o trumpetista Miles Davis, planejavam gravar um álbum juntos com a ajuda do baterista de Davis, Tony Williams, e do produtor Alan Douglas, e pediram a participação de Paul no álbum.

Mas o convite acabou ficando apenas no papel. O assessor de Paul McCartney respondeu que naquele momento o ex-beatle estava de férias na Escócia e não retornaria antes de duas semanas.

6. A LENDA VIROU GAME

Reza a lenda que Jimi Hendrix teria ganho uma versão própria do game musical “Rock band” em 2010. Há muito se fala em um jogo do Jimi Hendrix, e várias versões já tentaram se estabelecer.

Após a publicação de uma reportagem do jornal “LA Times”, um representante da empresa Harmonix, responsável pelo desenvolvimento do jogo, nunca confirmou que estivesse produzindo uma edição do jogo dedicada exclusivamente ao guitarrista.

Fonte: wallpaper.dsc.net

7. MALDIÇÕES AOS 27

Jimi Hendrix Morreu em 1970, e uma das versões da causa mortis afirma que ele teria sido asfixiado pelo próprio vômito. Isso aconteceu quando Hendrix tinha 27 anos, e se já não bastasse a tristeza do fato, outros astros do rock e pop partiram dessa para melhor com a mesma idade, o que os críticos e estudiosos de música resolveram chamar de “a maldição dos 27 anos”.

Entre os mortos aos 27 anos estão a cantora de rock e blues Janis Joplin, também no ano de 1970; o vocalista Jim Morrison, em 1971; o líder da banda Nirvana, Kurt Cobain, em 1994; e, mais recentemente, a cantora de soul e R&B, Amy Winehouse.

Fonte: wallpapercave.com

 

Deixe um comentário