11 curiosidades sobre a Família Real Britânica
É óbvio que uma família tão importante tem detalhes desconhecidos por grande parte das pessoas. O nome completo da rainha, por exemplo. Ou os presentes mais exóticos que ela já recebeu de aniversário. Ou o fato de que ela é a dona de todos os cisnes-brancos do Reino Unido. Não? Continue lendo que a TOPVIEW te conta estas e outras curiosidades sobre a Família Real Britânica.
O verdadeiro nome da rainha
Não, não é Rainha Elizabeth II. O título oficial é Elizabeth, a Segunda, pela Graça de Deus, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Comunidade Britânica das Nações, Defensora da Fé – bem Game of Thrones mesmo.
Visita ao Brasil
Você deve conhecer um dos cartões-postais de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo, mais conhecidos como MASP. O que você provavelmente não sabe é que ele foi inaugurado por Elizabeth. Durante esta visita ao Brasil, ela também assistiu a um jogo de futebol no icônico Maracanã. Quem estava em campo? Pelé!
O tão esperado casamento
Nunca um casamento gerou tanto burburinho quanto o casamento do príncipe William com Kate Middleton. Para tudo sair conforme o planejado, uma dupla de sósias do casal fez o percurso que seria percorrido e ensaiou todos os detalhes. Para manter a segurança de todos, foi montada uma operação de guerra, com soldados à paisana e atiradores de elite. Tudo para evitar tumultos e até mesmo ataques terroristas. Para completar, a grande festa e a cerimônia custaram cerca de US$ 40 milhões.
Dois aniversários?
Sabia que a rainha comemora seu aniversário duas vezes ao ano? A data de seu nascimento, na verdade, é dia 21 de abril, mas nesta data é apenas feita uma comemoração privada. A grande festa e cerimônia pública é feita no segundo sábado de junho, no dia chamado Trooping the Colour. Com direito até a desfile aéreo.
Presentes inusitados
O que dar de presente para alguém como a rainha Elizabeth II? Pois ela já ganhou jaguares e bichos-preguiça, que foram para o zoológico de Londres. Já ganhou também um abacaxi, uma caixa de conchas, sete quilos de camarão e até mesmo ovos!
Rainha na Guerra
Sim, ela lutou na Guerra. E tem o título de líder das Forças Armadas. Quando era princesa, mais precisamente em 1945, ela fez parte do Serviço Territorial Auxiliar e foi a primeira mulher da Família Real ativa em tempo integral nas Forças Armadas.
Chá da tarde
O chá da tarde é tradicional no Reino Unido. Sabia que a rainha realmente organiza um chá da tarde semanal? Quando está em Londres, ela toma um chá com o Primeiro Ministro toda terça-feira. Durante todo o reinado, ela realizou milhares destes encontros com 10 Primeiros Ministros diferentes. Entre eles, Winston Churchill, Margaret Thatcher, Tony Blair e o atual, David Cameron. Haja chá!
Inúmeras cartas
A Rainha é requisitada em muitos lugares. Ao todo, ela recebe mais de mil convites por ano. Ela divide os mais importantes entre toda a Família Real Britânica, para que compareçam em seu lugar. E eles conseguem, de fato, comparecer a cerca de dois mil compromissos oficiais por ano e respondem 100 mil cartas neste mesmo período.
Rainha dos cisnes-brancos
Além dos vários presentes inusitados que ela recebe, a rainha também é dona de todos os cisnes-brancos do Reino Unido. Desde o século 12, a família real adorava servir a ave em banquetes. Agora, eles ficam em mar aberto e a rainha Elizabeth II proibiu eles de serem servidos.
Rainha tecnológica
Pensa que a rainha é ultrapassada? Ela teve acesso à internet e enviou seu primeiro e-mail em 1976. Seu interesse pelo avanço tecnológico pode ser percebido pelas das redes sociais do Palácio de Buckingham. O primeiro site foi lançado em 1997 e perfis no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são alimentados com frequência.
A rainha não era para ser rainha
A verdade é que o trono nunca deveria chegar à Elizabeth. Ela apenas se tornou a primeira na lista sucessória britânica depois que seu tio, Príncipe Edward, abdicou do trono. Assim, seu pai, George VI, assumiu, deixando o trono para sua filha.