VINGATIVA E JUSTICEIRA! Falamos com Denise Fraga sobre sua nova peça, que chega ao Guairinha
Justiça, vingança e omissão. Essa é a tríade da comédia “A visita da velha Senhora”, protagonizada por Denise Fraga e Tuca Andrada, que estreia em Curitiba neste final de semana. Escrita pelo suíço Friedrich Dürrenmatt há mais de 60 anos, a peça possui a peculiaridade de se encaixar perfeitamente no Brasil atual, principalmente pelas discussões sobre a força do dinheiro e o quanto ele é usado como justificativa para muitas ações duvidosas.
Denise interpreta a controversa milionária Claire, abandonada grávida quando jovem pelo seu namorado, Alfred Krank (Tuca Andrada). Anos mais tarde, depois de enriquecer, ela retorna oferecendo um bilhão de reais para tirar a cidade da falência. No entanto, há uma condição: o dinheiro seria doado se Alfred fosse assassinado.
Assim, o espetáculo discute os nossos limites morais enquanto afina a ligação entre ética e dinheiro. Aos poucos, os personagens passam a acreditar que Alfred merecia ser punido e, apesar de demonstrarem espanto diante tal proposta, sonham com o que fariam com o dinheiro. “Eu sempre digo que a peça tem assunto para o jantar”, Denise comenta em entrevista por telefone, rindo. “Esse também é o papel do teatro. Quando as cortinas se fecham, ouvimos até um silêncio de reflexão.”
Por essa razão, ela defende que o espetáculo não pode ser confundido com uma piada. “A peça é um questionamento: o quanto justificamos o dinheiro? Todos têm um preço? Eu acredito que não”, explica a atriz. “É interessante como a peça mostra que omissão é ação. Não fazer nada também é fazer alguma coisa.”
À frente da direção, Luiz Villaça potencializa o elenco, de modo que todos os 13 atores nunca saiam do palco. Mesmo quando não estão encenando, ficam ao lado, assistindo. Além disso, o silêncio também é trabalhado a favor da trama, assim como o suspense e os momentos cômicos. Tudo isso ajuda a dar à platéia uma missão: a de cidadã. Todos fazem parte daquela cidade e são afetados pelas decisões dos personagens.
E, no que diz respeito aos carismáticos reis da cena, Denise explica que a complexidade com que foram criados torna difícil absolvê-los – ou mesmo crítica-los. A atriz percebe que, ao fim de cada encenação, as pessoas comentam, conversam e fazem suas considerações. “Nenhum personagem é apenas um vilão. Eles têm história, têm passado”, explica. “Mas decidiram agir daquela forma, então o dinheiro e a vingança não são bons para ninguém.”
O espetáculo está atualmente em turnê nacional, depois de permanecer por seis meses em cartaz em São Paulo, e chega a Curitiba nos dias 26, 27 e 28 de julho. Essa é a segunda vez que eles apresentarão a peça na capital, tendo antes lotado a casa durante o Festival de Teatro, em abril deste ano. Denise espera que esse reconhecimento tenha se espalhado, e que mais pessoas venham prestigiar o espetáculo. Quanto à motivação do grupo, que tem feito uma temporada longa de apresentações, ela resume: “Queremos dar palavras a tudo aquilo que as pessoas sentem”.
Serviço
A visita da velha Senhora
Guairinha_Rua XV de Novembro, 971 – Centro.
Dias 26, 27 e 28 de julho, de quinta-feira a sábado
Horário: 21h
Ingressos: R$ 60 – plateia | R$ 50 balcão.