O trono de ferro está de volta! Conheça detalhes por trás da produção de House of The Dragon
O universo de Game of Thrones está vivo em House of The Dragon. A série spin-off chega esta semana ao terceiro episódio e já carrega a marca de maior estreia na história da HBO, com cerca de dez milhões de telespectadores ligados simultaneamente ao canal e streaming norte-americano.
A trama agora começa 172 anos antes de Ned Stark deixar Winterfell e dar o start na jornada épica, latente e cruel que conquistou fãs ao redor do mundo. A expectativa para House of The Dragon três anos depois do desastroso final, deixa George R. R. Martin – produtor e autor da obra “Fogo e Sangue”, que dá nome à série – em uma situação desconfortável para agradar fãs sedentos por uma redenção da saga medieval.
Com um orçamento ligeiramente menor do que a última temporada da série mãe, os olhos também estão voltados para os figurinos que reverenciam a historiologia da Casa Targaryen – nobres domadores de dragões e detentores do Trono de Ferro por gerações de reis e rainhas. O trabalho excepcional de Michele Clapton em Game of Thrones é difícil de superar, com vestidos e cores que traçam e conduzem a narrativa das oito temporadas.
Com base nos apenas três episódios lançados, podemos dizer que o desafio está mais que a altura de Jany Temime. A designer é responsável pelos figurinos dos últimos filmes do Harry Potter e dos clássicos recentes Judy, 007 – Operação Skyfall e no solo de Viúva Negra. Aqui, cores, acessórios e pedrarias são utilizados para compor o tom de tensão dos primeiros episódios do seriado.
O que chama de longe mais atenção é a vestimenta da protagonista Rhaenyra Targaryen (Milly Alcock) no dia de sua posse como herdeira oficial do Rei Viserys I (Paddy Considine). O vestido em vermelho sangue não só representa bem a casa do fogo e ternura, como transmite uma energia caótica de uma sociedade nobre ajoelhada diante da possível primeira rainha mulher da história de Westeros, continente fictício em que se passa a trama. Já os penteados são um destaque a parte.
No pescoço, o brasão das principais famílias detentoras do poder se destaca em bronze no pescoço da personagem, junto a uma magnífica tiara. Alguns outros detalhes sutis do trabalho da estilista franco-holandesa Temime enchem os olhos mais atentos, principalmente nas armaduras dos membros da família, com as escamas de dragão sempre presentes.
Quanto às locações do universo fantástico, a região de Cáceres, Espanha está de volta como cenografia da cidade de Porto Real, capital do reino. Mas a beleza das paisagens se concentra no vilarejo próximo de Monsanto, Portugal. A natureza também foi explorada pelo Reino Unido, como na belíssima Derbyshire, no norte da Inglaterra.
A série
House of The Dragon é uma obra derivada da saga Game of Thrones, do escritor e roteirista George R. R. Martin. A primeira temporada terá um total de 10 episódios, com um salto de tempo bem definido, para explorar o reinado da família Targaryen, uma das casas nobres de Westeros.
A trama trava a disputa entre os meio-irmãos Rhaenyra e Aegon Targaryen pelo trono de ferro. O elenco primoroso conta com o veterano Matt Smith, como o irmão vingativo do rei Viserys I e tio dos dois jovens nobres, Daemon Targaryen. Os showrunners do spin-off, além de Martin, são Ryan Condal e Miguel Sapochnik.
*Matéria produzida sob supervisão da jornalista Brenda Iung.