Pianista Nelson Freire é tema de documentário de João Moreira Salles
A trajetória de um menino-prodígio do interior de Minas Gerais que se tornou um dos maiores pianistas do mundo é retratada no documentário de longa-metragem que leva o seu nome: “Nelson Freire”. A rotina do artista em concertos e recitais é acompanhada de perto pela equipe de filmagem, e o resultado deste trabalho, sob direção de João Moreira Salles, poderá ser visto no Curta!.
O documentário fragmenta a narrativa em uma linha do tempo contínua entre a infância, os primeiros contatos com o piano e a maturidade de Nelson. O diretor abriu mão dos clássicos depoimentos de familiares, críticos e especialistas, que poderiam falar sobre o artista. A exceção está na presença de Martha Argerich, renomada pianista argentina e amiga de Nelson há mais de 40 anos.
Ao aproximar-se do protagonista, o filme revela seu temperamento introspectivo e sua notável capacidade criativa. “Nelson Freire” foi filmado no Rio de Janeiro, em São Paulo, na França, na Bélgica e na Rússia, entre maio de 2000 e agosto de 2001. A exibição é na Segunda da Música, 06/07, às 22h.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
Siga o Curta! no Facebook, Twitter e Youtube. Clique aqui para saber mais.