CULTURA MúSICA

United Earth Amazonia: prêmio une arte, sustentabilidade, música e preservação da Amazônia

Após atuarem por mais de 40 anos na indústria fonográfica e promoverem no showbusiness internacional artistas como Tom Jobim, Shakira, Michael Jackson e Jennifer Lopez, os executivos Sérgio Lopes, Claudio Condé, Alberto Traiger e Maria Creuza Meza se preparam para um novo desafio – mostrar ao mundo que é possível preservar a Amazônia ao mesmo tempo em que comunidades se desenvolvem e sobrevivem de forma sustentável dos insumos que ela fornece.

O caminho que os quatro amigos e sócios escolheram foi a criação do inédito Prêmio United Earth Amazonia, em parceria com a United Earth, organização internacional dirigida por Marcus Nobel, descendente da família Nobel, a mesma que criou o reconhecido prêmio internacional. O prêmio United Earth Amazonia será entregue em Manaus, no dia 27 de fevereiro de 2023, como reconhecimento as iniciativas que preservam a floresta tendo como fios condutores a arte e a música e os bons exemplos de práticas de ESG (responsabilidade ambiental, social e governança corporativa).

“A espinha dorsal do prêmio United Earth Amazonia é dar visibilidade aos heróis anônimos da Amazônia que preservam a floresta”, afirma Sérgio Lopes (L), sócio da LCTM Brandbuilders, consultoria de negócios especializada em celebridades e em identificar e desenvolver oportunidades relacionadas à criação, crescimento e percepção das marcas, que fundou junto com Conde (C), Traiger (T) e Maria Creuza Meza (M).

Lopes acredita que a música e arte conectam às emoções e sentimentos mais profundos das pessoas, o que possibilita um melhor engajamento aos propósitos e causas sociais. “A música é inspiração e transcende qualquer cultura. Ela é capaz de dar relevância às causas e às comunidades envolvidas com elas. A Amazônia é uma causa que deve ser associada à música e a arte. A música é o condutor mais rápido e eficiente para projetar uma ideia, com muito poder e impacto nos sentimentos e emoções humanas”, afirmou Lopes.

Com este princípio claro, Lopes apresentou a ideia à United Earth, organização internacional fundada por Claes Nobel, que tinha um projeto semelhante inspirado nos mesmos princípios da Fundação Nobel para unir as pessoas e nações pensando num futuro coletivo e sustentável da Terra, pelo bem-estar da humanidade. A United Earth é presidida hoje por Marcus Nobel, filho de Claes, descendente direto da família que dá nome ao prêmio internacional mais cobiçado – o Prêmio Nobel.

“A intenção do Claes, pai do Marcus Nobel, atual diretor executivo da United Earth, era criar uma conexão com os mais jovens por meio da música para que o planeta fosse preservado. Pensou então em criar um prêmio no qual a música fosse o principal canal para difundir suas ideias e valores de proteger o planeta”, conta Lopes. “Foi assim que nasceu o Prêmio United Earth Amazônia”, diz.

Prêmio United Earth Amazônia

A cidade de foi escolhida como cidade sede desta primeira edição do prêmio United Earth Amazônia por ser a ‘Capital da Amazônia’, um símbolo para todos aqueles que tem como propósito a causa da conservação e das populações que se sustentam com o produto da floresta, sem degenerá-la. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no Teatro Amazonas, maior patrimônio cultural do Estado, quando serão conhecidos os melhores projetos que contribuem para a preservação e o desenvolvimento sustentável da floresta.

Entre os premiados na área da Música estão os consagrados compositores brasileiros Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Eles foram escolhidos pelo conjunto da obra musical que desenvolveram há mais de 50 anos em que defendiam a preservação do meio ambiente, a Amazônia e pela sustentabilidade do planeta, quando os temas ainda não estavam em discussão.

Os premiados receberão uma pequena escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços estendidos, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça.

Imagem do prêmio United Earth Amazônia
Prêmio United Earth Amazônia (Foto: divulgação)

A ideia é tornar o prêmio uma referência para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do Planeta, tal qual o Prêmio Nobel é hoje nas áreas de História, Física, Química, Matemática, Literatura e aos que promovem a paz.

O prêmio United Earth Amazônia envolve duas instituições: a United Earth e a LCTM BrandBuilders e tem entre os patrocinadores o Grupo Tellescom, que fornece ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais, e Honda Motors, com apoio do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura Municipal de Manaus.

Deixe um comentário