CULTURA MúSICA

42ª Oficina de Música marca retorno de grupo musical de Curitiba

Reconhecido como referência em música histórica no estado, o Studium Musicae conta com o incentivo da Secretaria da Cultura do Paraná e da Copel

O Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica apresenta o concerto “Rotas da Seda: A Música do Mundo” na 42ª Oficina de Música de Curitiba. A apresentação acontece no dia 25 de janeiro, às 19h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, marcando o início da primeira turnê do grupo pelo Paraná, com concertos programados em oito cidades.

LEIA TAMBÉM: Agenda musical: os festivais que vão marcar o Brasil em 2025

A proposta do espetáculo transcende o repertório musical ao abordar temas como fé, comércio e intercâmbio cultural ao longo da história. As rotas comerciais e culturais, que surgiram séculos antes de Cristo, permanecem ativas até hoje e inspiram novos projetos, até mesmo virtuais.

Studium Musicae. (Foto: Neni Glock)

O programa musical do concerto marca uma expansão significativa do repertório do Studium Musicae. Inicialmente focado na música histórica europeia, o grupo incorporou peças orientais, como composições chinesas e japonesas, evidenciando a rica sonoridade de tempos antigos. Com um mosaico de estilos, idiomas e culturas, o concerto une diferentes instrumentos e tradições para criar uma experiência única.

“Estamos levando ao público um repertório extremamente inusitado e curioso. São temas oriundos de tradições musicais diversas que primam pelos contrastes geográficos e culturais. Uma viagem sonora singular”, afirma Plínio Silva, que participa do Studium desde quando o grupo se chamava Conjunto Renascentista de Curitiba, nos anos 80.

Flávio Stein, outro remanescente da primeira formação, não esconde sua empolgação com o momento atual do grupo: “Esse estopim com a Oficina anunciando a turnê está deixando a gente superanimado. Temos curiosidade de voltar em grupo às cidades do interior, um interior que visitamos quarenta anos atrás. Queremos saber como essa música vai soar para o público jovem de hoje. Lá atrás éramos nós os jovens e tínhamos um público imenso, também de jovens. Eles lotavam o Guairão, sem contar o Paiol que sempre tinha casa sempre cheia”. 

Turnê

A turnê pelo Paraná reforça a missão do Studium Musicae de levar a música histórica a diferentes públicos e explorar novas formas de conexão cultural. Essa não será a primeira vez que o Studium Musicae se apresenta na Oficina de Música. Alguns dos seus músicos estavam na primeira edição, em janeiro de 1983, quando o grupo era Conjunto Renascentista de Curitiba.

Studium Musicae. (Foto: Neni Glock)

A apresentação na 42ª Oficina de Música promete ser um marco para o grupo, não apenas por seu retorno ao evento onde alguns integrantes estavam na primeira edição, em 1983, mas também como um testemunho do impacto duradouro da música histórica na cultura brasileira.

Serviço

Quando: 25 de janeiro, às 19h
Onde
: Capela Santa Maria – Espaço Cultural. Rua Conselheiro Laurindo, 273

Deixe um comentário