Museu Oscar Niemeyer abre ao público grandiosa exposição dos cem anos de Poty Lazzarotto
No último dia 11, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu convidados e imprensa para a abertura da sua grandiosa exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”, para comemorar o centenário de Poty Lazzarotto (1924-1998). Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao Museu, em 2022, e já está aberta ao público na Sala 6.
LEIA TAMBÉM: CAIXA Cultural Curitiba inaugura nova galeria com homenagem a Poty Lazzarotto
O evento contou com a presença da diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika; da secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; além da presença dos curadores da mostra e do irmão de Poty Lazzarotto, João Lazzarotto.
“Mais do que comemorar o centenário desse artista curitibano, que é um dos principais nomes das artes do Estado e do País, a exposição passa a ser um local de referência a Poty Lazzarotto”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “A partir de agora, certamente, os visitantes do MON, em especial as centenas de estudantes das redes pública e particular que diariamente frequentam o Museu, poderão saber mais e conhecer melhor esse gênio das artes”, comenta.
Acervo MON
Em 29 de março, dia do aniversário de Curitiba – e coincidentemente, data de nascimento do artista Poty Lazzarotto – o MON recebeu a maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil peças. Era o ano de 2022. Tal coleção conta com mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas, entre outros. A doação foi feita diretamente pelo irmão do artista, João Lazzarotto.
São obras que enriquecem ainda mais o acervo do MON, que nos últimos anos quintuplicou de tamanho, consolidando o Museu como um dos mais importantes da América Latina.
Um recorte dessa vasta coleção de Poty poderá ser visto nessa exposição. Assim, o eixo central do prédio do Museu se transforma em um palco para as maiores coleções recebidas pelo MON, ao lado das mostras de arte asiática e africana.
Serviço
Local: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Sala 6
Mais informações: pelo site