Mário Petrelli, o conciliador
Articulador. Caridoso. Inovador. Igualitário. Formador de opinião. Cidadão eclético. O empresário, comunicador e conciliador político Mário José Gonzaga Petrelli foi o nome forte por trás do Grupo Ric, um dos maiores conglomerados de comunicação da Região Sul — o qual pertence a TOPVIEW. Mas, mais do que isso, fez parte dos debates que ajudaram a construir a política nacional, transformou o mercado de seguros no Brasil e, com solidariedade tocante, salvou a vida de pessoas comuns — que, na maioria das vezes, ele sequer conheceu.
Essas histórias fazem parte do livro Mário Petrelli, O Conciliador, escrito pelo jornalista, bacharel em Direito e mestre em Ciência Política Moacir Pereira. Para condecorar, o documentário Mário e
Dircéa, o Valor de um Legado, dirigido e roteirizado pela jornalista e mestre em Longa-Metragem Isabela Hoffmann, revela as relações pessoais e profissionais do empresário e de sua esposa, Dircéa Corrêa Petrelli, com quem Mário foi casado por 50 anos.
A pesquisa
Em 2022, dois anos após a morte de Mário Petrelli, a família contratou o jornalista, consultor, pesquisador, escritor e editor Mário Xavier para levantar informações acerca da atuação profissional e da vida pessoal de Mário e Dircéa. O objetivo, revela Luciana Petrelli, primogênita do casal, era manter um acervo familiar que pudesse ser consultado, inclusive, pelas próximas gerações da família.
LEIA TAMBÉM: O bom da vida
Sessenta entrevistas e 30 horas de gravação após, o trabalho evoluiu para a direção do documentário e para a escrita do livro. Além do trabalho dos profissionais já citados, o jornalista e deputado
estadual Denian Couto gravou, em 2018, 19 horas de entrevistas com Mário Petrelli, usadas como um fio condutor para as histórias em texto e em vídeo.
“Esse levantamento apresenta o empresário, o político, o marido, o pai, o amigo e o incomum”, relata Luciana. A filha confidencia que a família descobriu feitos emocionantes do pai com a pesquisa feita pelos profissionais. Entre elas, a revelação de que Mário Petrelli ajudou uma mulher desconhecida a fazer uma cirurgia gratuitamente para tratar umcâncer.
“O que fica muito claro para mim é que ele realmente usava das articulações que tinha para resolver as questões dos outros. Seja de saúde, empresariais ou políticas. Ele foi considerado um grande
conciliador”, afirma Luciana.
“Mário Petrelli foi um homem generoso, que fazia ações de bondade sem nenhuma divulgação, sempre procurando ajudar o próximo, sem nenhuma intenção de retorno. Isso foi o que realmente
nos surpreendeu: o homem bondoso que estava por trás de todas as suas ações de empresário e de político”, exalta o filho Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric.
Relatos como esse, apresenta Mário Xavier, não foram incomuns durante os dois anos de realização da pesquisa. “O que acho bacana é que foi um trabalho no qual a gente ouviu pessoas dando depoimentos de vida. Não é um trabalho teórico, com informações objetivas. As pessoas se emocionavam. Há uma recuperação de afeto, de sentimento, de caráter”, completa o jornalista.
Entre 2022 e 2024, os jornalistas percorreram as cidades de Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília atrás de relatos para contar a história do empresário. Além disso, a equipe do Grupo ND, sob propriedade do filho Marcello Petrelli, foi até à Itália para colher depoimentos de familiares de Mário para completar a pesquisa.
O livro
Escrito por Moacir Pereira e lançado pela Dois por Quatro Editora, o livro Mário Petrelli, O Conciliador destaca a vida pessoal e profissional de Mário Petrelli sob o aspecto histórico e os relatos de pessoas que conviveram com o empresário. Entre os entrevistados, nomes da política nacional, como José Sarney, Alceni Guerra, João Elisio Ferraz de Campos, Ideli Salvati, Eduardo Pimentel e Paulo Pimentel.
O autor relembra que, quando foi convidado para escrever o livro, estava pronto para falar sobre o Doutor Mário, o grande empresário da comunicação e do ramo de seguros. Mas, ao longo do trabalho, ficou evidenciada a generosidade do empresário. Para Moacir, essa é “a força do livro”.
Os leitores poderão experienciar a história da comunicação, do seguro do Brasil, do jornalismo e da política nacional como pano de fundo para a vida íntima de Mário Petrelli. “Esse cara era de outro mundo. Ele ajudava as pessoas sem saber quem elas eram”, conclui o autor.
O documentário
Roteirizado e dirigido por Isabela Hoffmann, o documentário Mário e Dircéa, o Valor de um Legado é conduzido pelo próprio Mário Petrelli, nas gravações feitas em 2018. Ele apresenta aos espectadores os pilares de sua vida pessoal e profissional.
Isabela conta que, antes mesmo de começar as entrevistas, recebeu de Luciana Petrelli um arquivo com a entrevista em vídeo do empresário. Ela escreveu palavra por palavra, que rendeu 376 páginas de relatos. “É um mergulho na história, contada por ele mesmo. A gente ri, se emociona, se revolta, a gente vive com ele este momento de abertura do baú da história”, explica.
Em vídeo, Mário e os entrevistados dividem as memórias. O documentário segue um desejo de Mário Petrelli, revela a diretora: o de ser lembrado pelo que os amigos falam dele.
O filme apresenta a família, com ênfase para Dircéa Petrelli, que, de acordo com Isabela, deu a estrutura e o acolhimento para que Mário tivesse sucesso nos empreendimentos. E também traz
detalhes sobre a vida política e a ligação com a comunicação e com o ramo de seguros. Tudo sob a ótica de quem esteve lado a lado com Mário Petrelli ao longo de seus 84 anos de vida.
*Matéria originalmente publicada na edição #300 da TOPVIEW