Livro Proud South 2 é lançado durante a Milan Design Week
Durante a Milan Design Week, a mais influente semana de design do mundo, acontece o lançamento oficial do livro Proud South 2, publicação que marca a continuidade de um movimento estético e político em torno do design e do fazer artesanal do Sul global. Sob curadoria da designer e pesquisadora Lili Tedde, a segunda edição da coleção — que teve início com um olhar para a moda — mergulha agora nas expressões do craft e do design, revelando a potência criativa de países que, historicamente, ficaram à margem das grandes narrativas do design.
Ao comentar sobre o que esperar da nova edição, Lili sintetiza:
“Esse é um livro que exala criatividade, liberdade, alegria, com um olhar político e ousado. A gente está mostrando como é forte a ascensão dos países do Sul, que, quando se unem, formam um movimento interessantíssimo. Não falamos só do hemisfério Sul, mas dos países que ficam abaixo dos grandes centros consagrados como formadores de tendências — Europa, Estados Unidos, Japão. Estamos falando de Brasil, México, Marrocos, África do Sul, Índia, e tantos outros lugares de onde emergem talentos únicos.”
Com uma curadoria cuidadosa, o livro traz uma seleção de designers e artesãos que traduzem um design autoral, enraizado em saberes ancestrais e materiais locais. O Brasil, como destaca Lili, aparece de forma múltipla, com suas diversas regiões, biomas e técnicas que representam uma brasilidade impossível de ser reduzida a uma só estética. “A graça está nessa variedade: o Brasil é múltiplo em materiais, estações, paisagens. E isso se transforma em um design apaixonante”, completa.
A escolha por lançar Proud South 2 em Milão foi estratégica:
“Eu bati o pé para lançar o livro com a Li na Milan Design Week. É o momento de chamar atenção para o que está sendo feito nesses países e devolver aos designers esse orgulho de pertencer a um Sul que cria, sonha e inspira”, afirma Lili.
Entre os destaques da publicação está a fala da própria Li Edelkoort, uma das mais respeitadas pesquisadoras de tendências e consultoras criativas do mundo, que assina um poderoso prefácio para o livro. Ela aponta:
“Desde os tempos pré-históricos, o Sul orgulhoso cultivou tradições artesanais e agora está na vanguarda do renascimento do design feito à mão, capaz de dar forma e significado a peças contemporâneas aninhadas em tradições locais e heranças tribais. Essa emancipação gerou uma linhagem totalmente nova de artistas e designers que estão prestes a ganhar fama internacional, uma caravana irrefreável de produção manual, uma senda pavimentada com maravilhas de ordem estética. Eles fornecem um contexto sólido de materiais naturais, corantes naturais e design natural, inspirado em formas orgânicas e acabamentos a fogo – muitas vezes com um senso de humor inato que anima os objetos e faz as pessoas sorrirem.”
Produzido em versão bilíngue, Proud South 2 estará disponível em inglês para o circuito internacional e em português a partir da segunda quinzena de abril, com distribuição no site edelkoortsth.com, além de lojas parceiras no Brasil. A publicação é voltada a um público diverso — de estudantes a consumidores apaixonados por design — com o objetivo de inspirar, homenagear e conectar o fazer manual às novas gerações e às indústrias criativas.
“A beleza cura. E o livro mostra isso em peças orgânicas, lúdicas, que respeitam o comportamento do material. Precisamos dessas experiências sensoriais num mundo cada vez mais digital. E é esse design, que acolhe e transforma, que queremos celebrar”, finaliza Lili.