100 Anos de Criatividade: livro conta a história da publicidade no Paraná
A história da publicidade paranaense nos últimos 100 anos está registrada no livro que será lançado na próxima terça-feira, dia 28. 100 Anos de Criatividade celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Estado, apresentando um recorte de 1921 a 2021, com acervo histórico de peças e mais de 50 depoimentos de profissionais que ajudaram a construir essa trajetória.
No livro, a história está sempre se entrelaçando com as mudanças econômicas e da sociedade, contadas pelos pesquisadores e pelos próprios protagonistas.
“No livro, procurei mostrar como a propaganda sempre azeitou as engrenagens da vida econômica, social e política paranaense, desde a Emancipação até os dias de hoje, por meio da criação de histórias absolutamente encantadoras”, diz Paulo Vítola, que fez z redação principal e também é presidente da Academia Paranaense de Letras (APL).
LEIA TAMBÉM: Reading time: CEOs brasileiras indicam livros obrigatórios para líderes
Acompanhando a obra, foi lançado também um site, o propr100, com informações super legais sobre a publicidade. Lá é possível conferir vários top 100, como por exemplo, os 100 Melhores Anúncios, as 100 Melhores Campanhas, os 100 Melhores Spots de Rádio, Jingles e Ações em Mídia Digital da propaganda paranaense em 100 anos de trabalho. Também serão lançados futuramente podcasts e webséries com o tema.
Idealizadores do livro 100 anos de criatividade
Quem idealizou o projeto foi João Pedro Albuquerque e a realização foi do Instituto JD Rodrigues (Grupo OM Marketing & Comunicação) e reuniu um grande time de produção.
Os responsáveis pela pesquisa que resultou na obra são o escritor e publicitário Paulo Vítola, responsável pelo período de 1847 ao ano 2000 e o jornalista Cícero Lira, que cuidou do levantamento das principais campanhas de 2000 a 2021. Paulo Vítola também é responsável pelo plano da obra, redação e organização do texto principal e dos perfis dos profissionais.
LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher: veja 10 autoras brasileiras que merecem destaque
Já a direção geral é trabalho do designer Zeh Henrique Rodrigues (Brainbox), a direção de arte é de Paula Aires e a pesquisa iconográfica é assinada por Eliane Sganzerla.
“O Paulo Vítola fez um trabalho fantástico. A gente começa a ler e não vê a hora de chegar ao final. A História da Propaganda do Paraná merece uma obra dessa envergadura. E muito obrigado a todos os que ajudaram a viabilizar este magnífico projeto”, fala o publicitário José Dionísio Rodrigues, fundador do Grupo OM.
Serviço
Quando: 28 de março, das 19h às 22h
Onde: Radisson Hotel Curitiba – Sala Ametista 1 – Av. Sete de Setembro, 5190 – Batel
Como comprar: pelo site palavraria.com.br/prateleira