ESTILO CULTURA

Harmonia Feminina

Ladies Ensemble completa 15 anos de música clássica feita por mulheres

Uma jornada traçada com muita classe por mulheres que amam música: assim pode ser traduzida a história da Ladies Ensemble, primeira orquestra composta somente de mulheres no Brasil. 15 anos depois da fundação, elas celebram o reconhecimento e seguem disseminando cultura.

O grupo tem uma história de impacto nos corações do público paranaense. (Foto: Brasílio Wille)

A Ladies Ensemble teve origem a partir de um sonho e com um incômodo. “A ideia nasceu da necessidade que eu percebia de mais mulheres em destaque”, conta Fabiola Bach Akel, musicista e fundadora do grupo. Estudante de música desde os sete anos na Escola de Belas Artes do Paraná e formada na área, ela atuou por 13 anos na Orquestra Sinfônica do Paraná.

Desde muito cedo, Fabiola notou a raridade com que mulheres eram vistas em posições de destaque, como regentes ou solistas, por exemplo. Algo que ela veio a entender como uma constante no mundo da música clássica. Como exemplo, ela cita a Orquestra Filarmônica de Viena, na Áustria. Considerada uma das melhores orquestras do mundo até a década de 1990, a instituição proibia a entrada de mulheres.

A ideia surgiu da vontade de ver mulheres de destaque na música clássica. (Foto: Brasílio Wille)

Por todo o Paraná

Cerca de um ano depois do início do trabalho, o grupo teve sua primeira grande apresentação, que aconteceu em Foz do Iguaçu, em um evento da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP). As viagens pelo estado não pararam por aí.

Em 2015, mais um projeto que mudaria a trajetória de toda a orquestra: um concerto que rodou várias cidades do estado e destinou toda a receita da bilheteria para mulheres em tratamento de câncer de mama. Depois disso, elas nunca mais pararam. Foram mais de 30 municípios entre Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Quatro anos depois, uma parceria com o Solar do Rosário, importante centro artístico e cultural de Curitiba, abriu as portas e ofereceu o auditório Regina Casillo, nome dado em homenagem à fundadora do espaço, como a Casa das Ladies. Desde então, é lá que elas se apresentam. Hoje, elas contam com uma programação anual de dois concertos mensais e apresentações comentadas pela professora Clarice Miranda, especialista em formação de plateia para música clássica. A Orquestra ainda tem programações como o Projeto Sinfonia para as Indústrias (SESI PR) atende a convites de outras importantes entidades do estado.

A orquestra realiza dois concertos mensais. (Foto: Brasílio Wille)

Novos talentos

“Eu sentia, e ainda sinto muita dificuldade, na captação de artistas”, relata Fabiola. Por conta disso, a orquestra passou a reter novos talentos a partir de estágios que permitem aos instrumentistas se desenvolverem e criarem um repertório na música clássica.

Ao encararem a arte como uma verdadeira ferramenta de transformação, as ladies fazem questão de pensar em todos os detalhes e exaltar a feminilidade desde a escolha do figurino, criado pela tradicional loja Cia da Roupa. O resultado? Concertos lotados e a certeza de causar um impacto em cada apresentação. “Isso não é um simples trabalho. É um projeto de vida, um abrir de portas, um abrir de mentes”, finaliza Fabiola.

Confira a programação para os próximos meses de concerto

22 e 23 de março
Rhapsody in Blue: Gershwin e os americanos

12 e 13 de abril
Gala Lírica: Puccini 100 anos

10 e 11 de maio
Classicismo Vienense: Haydn e Mozart

07 e 08 de junho
Piazzola: Yo soy Maria

05 e 06 de julho
Rota da Seda

LADIES ENSEMBLE
Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro
Tel.: (41) 9 9640-0928
@ladiesensemble

ESTE CONTEÚDO É PRODUZIDO POR TVBC  TOPVIEW Branded Content. 
Trata-se de um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente. Esta notificação faz parte da nossa política de transparência com o leitor e o mercado anunciante.

Deixe um comentário