ESTILO CULTURA

Empresa curitibana une pintura, vinho e criatividade para criar experiências sensoriais

Experiências da Vinho Tinta impulsionam a conexão, trabalho em equipe e liderança, aumentando o engajamento de eventos corporativos em 95%

Conectar pessoas com o momento presente usando arte, esse é o propósito da  Vinho Tintaempresa que oferece experiências sensoriais para empresas. O negócio, criado em Curitiba, realiza experiências desde pintura de uma tela enquanto os participantes degustam uma taça de vinho, criação de mosaicos de telas e até mesmo a criação da bebida (do blend ao rótulo), com foco em Team Buildings. 

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A vontade de empreender surgiu após Marcos conhecer uma experiência que unia beber e pintar, nos Estados Unidos, em 2016. Apenas três anos depois, o insight foi reacendido ao observar a mãeque enfrentava um quadro grave de depressão ajudar a irmã mais nova na pintura de uma maquete.

“Eu pude ver minha mãe conectada a ela e a minha irmã enquanto pintava. Naquele momento, eu entendi que aquele era o poder da arte e queria levar a experiência para outras pessoas. O propósito da Vinho Tinta nasceu ali, em um mundo acelerado e conectado por telas, nós valorizamos o momento”, afirma Marcos dos Santos. 

Ao lado Nátaly Seguro, Diretora de Operações, Marcos investiu R$ 150 mil reais em um espaço físico, com o objetivo de oferecer experiências presenciais de pintura e vinho para o consumidor final, em Curitiba. Com três meses de empresa, os executivos repensaram o  modelo de negócios da companhia, devido a pandemia de Covid-19, e migraram para experiências online. Assim nasceu o primeiro produto da Vinho Tinta, o kit Pintura & Vinho, em que o participante recebia o material em casa com e acompanhava online a experiência de pintar um quadro guiado por um artista.

Em 2021, o modelo de negócio da empresa foi reformulado outra vez, após os fundadores identificarem a demanda de eventos presenciais por parte de líderes de recursos humanos que queriam integrar o time após o período de isolamento social.  “Juntos entendemos que tínhamos um negócio disruptivo em mãos, que poderia atender tanto o B2C quanto o B2B. Nós focamos em oferecer uma experiência de team building, que unisse uma experiência sensorial e de descompressão com o desenvolvimento de liderança, comunicação ou outra demanda que o cliente trouxesse para a gente. Todas as experiências podem ser moldadas para trabalhar as necessidades daquela equipe em especifico”, divide Nátaly. 

Com foco em Team Building, a empresa oferece as experiências Vinho & Tinta, que leva o nome da organização, em que os participantes são guiados na pintura de uma tela enquanto degustam uma taça de vinho. Mosaico, onde cada time é responsável por criar uma tela e ao fim formam um mosaico de telas e a Academia do Vinho, atividade em que os participantes são organizados em equipes e desafiados a criar seu próprio vinho, desde a composição da mistura até a elaboração do rótulo. 

Com posicionamento para o B2B, o primeiro cliente a embarcar em uma experiência de Team Building foi o Grupo Boticário, que já realizou atividade com mais de 80, incluindo uma atividade com 300 pessoas simultaneamente. Desde a fundação, Vinho Tinta já atendeu gigantes do mercado, como Google, Nubank, Grupo Boticário,  Globo e BMW, administrando experiências em português, inglês e espanhol de forma presencial pelo Brasil e online para o mundo.  

Fundada em 2019, pelo casal Marcos dos Santos, CEO, e Nátaly Sicuro, COO, a empresa já atendeu 320 organizações, impactando cerca de 22 mil pessoas em 26 países.

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