“O Agente Secreto” é eleito pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026
A Academia Brasileira de Cinema anunciou no início da tarde desta segunda-feira (15), em uma live no YouTube que o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi o escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional (Oscar 2026).
Na lista da Academia, outros cinco filmes disputavam a vaga: Manas, de Marianna Brennand, também apontado como um dos favoritos; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
LEIA TAMBÉM: Com mais de seis estreias programadas, 2026 será o ano de Anne Hathaway
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto” é ambientado em Recife, em 1977, período da ditadura militar no Brasil. A trama acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal em busca de paz, mas acaba envolvido em uma atmosfera de espionagem, vigilância e segredos políticos que refletem as tensões da época. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho e o ator alemão Udo Kier, reforçando a dimensão internacional da produção. O longa estreou mundialmente no Festival de Cannes em maio de 2025, onde conquistou os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), além do FIPRESCI e do AFCAE, consolidando sua força no circuito internacional. No Brasil, a estreia nos cinemas está programada para 6 de novembro de 2025.