Behind Zen Building: Catalunya exibe filme em canal internacional de arquitetura
Ter um vídeo exibido no Architecture Hunter, maior canal de curadoria de arquitetura no mundo, é motivo de orgulho para qualquer profissional. Ter dois, é sinal de estar no caminho certo. Foi essa a sensação de Caio Bocuti, CEO da Catalunya Filmes, ao ver dois filmes recentes produzidos pela sua produtora rodando para essa audiência.
O Architecture Hunter reúne um público qualificado em seu nicho, atraído ano a ano pela curadoria brilhante da arquiteta Amanda Ferber, considerada pela Feedspot a número 1 entre os top 125 influencers de arquitetura do mundo e integrante da prestigiada lista da Forbes Under 30.
Os dois filmes da Catalunya pinçados a dedo nessa curadoria foram produzidos a pedido da Bidese Construtora, para mostrar o seu Edifício Lemme e, mais recentemente, o Zen, empreendimento de alto padrão recém-lançado.
LEIA TAMBÉM: Arte final: Comtemplações, de Leo Laniado
“Um dos grandes desafios da produção do filme sobre o Zen foi alcançar com sucesso a essência de um projeto tão exclusivo e que ainda não está construído”, conta Bocuti. Com formas orgânicas e arquitetura única, o empreendimento será o primeiro a ocupar uma área verde com vista para o Parque Barigui, um dos mais encantadores de Curitiba.
“Neste vídeo documentário, priorizamos efeitos visuais, sonoros e de ilustração que mostram com exatidão a contemplação da natureza que baseia todo o conceito do empreendimento”, detalha o CEO da Catalunya.
Tecnologia e humanizção
A produção do filme publicado pelo Architecture Hunter envolveu uma combinação perfeita entre tecnologia e humanização. “A tecnologia entrou não apenas na captação das imagens em altíssima qualidade, mas também para nos ajudar a despertar todos os sentidos possíveis da audiência. Como o próprio nome diz, o Zen prioriza a mansidão, o estado de presença, e isso se dá despertando sentidos visuais, auditivos, entre outros”.
LEIA TAMBÉM: Kids Saturday! Shopping Mueller promove oficinas de arte para crianças
A tecnologia também ajudou a impulsionar o trabalho criativo de ilustrações realistas desenvolvidas pelo Black Haus Studio, também parceira da Bidese nesse lançamento. A humanização, por sua vez, ganhou espaço na aproximação estreita com os profissionais envolvidos no projeto arquitetônico e de engenharia, com entrevistas feitas pela Catalunya de forma presencial e intimista, nas cidades de Curitiba, São Paulo e João Pessoa.
“Era importantíssimo trazer essa presença para o filme, de forma a detalhar toda a essência humana valorizada pelo Zen. Raramente a tecnologia, sozinha, dá conta de trazer essa conexão. A participação da equipe foi indispensável para que o filme sustentasse com tanta qualidade e assertividade a atenção da audiência”, finaliza Bocuti.