ESTILO CULTURA

Behind Zen Building: Catalunya exibe filme em canal internacional de arquitetura

O maior desafio do trabalho foi mostrar na essência um projeto de alto padrão que ainda não está construído

Ter um vídeo exibido no Architecture Hunter, maior canal de curadoria de arquitetura no mundo, é motivo de orgulho para qualquer profissional. Ter dois, é sinal de estar no caminho certo. Foi essa a sensação de Caio Bocuti, CEO da Catalunya Filmes, ao ver dois filmes recentes produzidos pela sua produtora rodando para essa audiência.

O Architecture Hunter reúne um público qualificado em seu nicho, atraído ano a ano pela curadoria brilhante da arquiteta Amanda Ferber, considerada pela Feedspot a número 1 entre os top 125 influencers de arquitetura do mundo e integrante da prestigiada lista da Forbes Under 30.

Os dois filmes da Catalunya pinçados a dedo nessa curadoria foram produzidos a pedido da Bidese Construtora, para mostrar o seu Edifício Lemme e, mais recentemente, o Zen, empreendimento de alto padrão recém-lançado.

LEIA TAMBÉM: Arte final: Comtemplações, de Leo Laniado

“Um dos grandes desafios da produção do filme sobre o Zen foi alcançar com sucesso a essência de um projeto tão exclusivo e que ainda não está construído”, conta Bocuti. Com formas orgânicas e arquitetura única, o empreendimento será o primeiro a ocupar uma área verde com vista para o Parque Barigui, um dos mais encantadores de Curitiba.

“Neste vídeo documentário, priorizamos efeitos visuais, sonoros e de ilustração que mostram com exatidão a contemplação da natureza que baseia todo o conceito do empreendimento”, detalha o CEO da Catalunya.

Tecnologia e humanizção

A produção do filme publicado pelo Architecture Hunter envolveu uma combinação perfeita entre tecnologia e humanização. “A tecnologia entrou não apenas na captação das imagens em altíssima qualidade, mas também para nos ajudar a despertar todos os sentidos possíveis da audiência. Como o próprio nome diz, o Zen prioriza a mansidão, o estado de presença, e isso se dá despertando sentidos visuais, auditivos, entre outros”.

LEIA TAMBÉM: Kids Saturday! Shopping Mueller promove oficinas de arte para crianças

A tecnologia também ajudou a impulsionar o trabalho criativo de ilustrações realistas desenvolvidas pelo Black Haus Studio, também parceira da Bidese nesse lançamento. A humanização, por sua vez, ganhou espaço na aproximação estreita com os profissionais envolvidos no projeto arquitetônico e de engenharia, com entrevistas feitas pela Catalunya de forma presencial e intimista, nas cidades de Curitiba, São Paulo e João Pessoa.

“Era importantíssimo trazer essa presença para o filme, de forma a detalhar toda a essência humana valorizada pelo Zen. Raramente a tecnologia, sozinha, dá conta de trazer essa conexão. A participação da equipe foi indispensável para que o filme sustentasse com tanta qualidade e assertividade a atenção da audiência”, finaliza Bocuti.

Assista “Zen: A New Design Landmark in Brazil”

Deixe um comentário