CULTURA ARTES

Sinergia em aço e vidro revela obras de arte extraordinárias

Exposição Sinergia apresenta peças de três artistas que desenvolvem trabalhos separadamente, mas que quando fundidas, misturadas ou colocadas juntas, apresentam obras instigantes pelo conjunto dos materiais que as compõem

Segue em cartaz até o fim de julho a Exposição Sinergia com os designers Cristina Yamada, Claudio Araujo e Désirée Sessegolo, no Espaço de Arte Francis Bacon. Cerca de 40 obras concebidas pela sinergia entre os artistas com técnicas e materiais característicos de cada um, revelam texturas orgânicas compostas por espaços vazados que remetem ao estilo contemporâneo com recortes e inspirações.  

O metal cortado com precisão pela luz do laser exibe desenhos que surgiram do design gráfico com linhas fluidas inspiradas na natureza. O vidro trabalhado em altas temperaturas explora a plasticidade do material com sofisticadas formas orgânicas em diversas cores e transparências, exibindo assim a delicadeza do vidro que intercalado nas obras em aço cria novas percepções e peças nunca produzidas antes. São únicas em conteúdo e excelência. 

“Olhe um pouco mais, veja o que outros olhos veem. Cada pessoa tem o que mostrar e a expressão artística é vital para o ser humano”, diz Cristina Yamada enfatizando que cada mistura é sempre bem-vinda, seja do que for, pois o resultado, o todo por assim dizer, é a fusão de ideias e visões diferenciadas.  

Cristina Yamada e a produtora de eventos culturais, Edilene Guzzoni, fazem juntas a curadoria da Exposição Sinergia que propõe um novo olhar para a mistura do universo da arte e do design. “Ela traz a sinergia entre o aço e o vidro, apresenta nos traços autorais o arrojamento e a sofisticação conferindo uma harmonia muito interessante alcançando um visual contemporâneo. A visão dos artistas na composição e na convergência desses dois materiais é sinônimo de modernidade, de possibilidades estruturais e novas estéticas, proporcionando um olhar diferente de beleza, solidez e charme”, explica Edilene. 

Cristina e Claudio atuam na faixa ampla do design gráfico, de produtos e serviços onde obtiveram certificação internacional pelo Service Design Network – SDN, da Alemanha. Desenvolvem esse trabalho juntos na Aryaú Design há 12 anos. Désirée trabalha com design, produção cultural, artes visuais e participou de mais de 50 exposições de arte em vidro em vários países. Juntos eles prepararam uma exposição que traz em sua originalidade a fusão do jeito próprio que cada artista tem para confeccionar e criar suas obras de arte. 

Nossas obras têm profunda relação com a sustentabilidade, desde o material, processos e reutilização de sobras. Trabalhamos sempre com o foco na preservação do nosso planeta e na transformação das pessoas. A Exposição Sinergia apresenta elementos e mentes diferentes, explorando similaridades não percebidas”, define Désirée revelando qual é o resultado da mostra.  

O conjunto de cada artista inclui muito mais do que a particularidade pode revelar e aqui temos uma mescla de obras de três artistas diferentes para apresentar ao visitante da exposição peças versáteis que combinam entre si, como painéis, arranjos decorativos e de design, que também podem ser usadas em uma infinidade de formas na arquitetura e na decoração de ambientes externos e internos, garantindo o ar contemporâneo, a versatilidade e a beleza. A Exposição Sinergia é um dos eventos oficiais do Ano Internacional do Vidro, promovido pela ONU, e está sendo realizada simultaneamente com o Salão Arte em Vidro Brasil 2022, em Curitiba.

Deixe um comentário