O design brasileiro reconhecido internacionalmente
Lissa Carmona, CEO e diretora da ETEL, é, sem dúvidas, uma das profissionais que mais se preocupa em destacar nossa brasilidade no mobiliário. Quando começou a participar de feiras, como a primeira International Contemporary Furniture Fair de New York, em 1990, ela identificou poucos registros de nosso design nacional. E, assim, surgiu sua missão: comprometer-se com o propósito do redescobrimento da história brasileira.
As ações naquela época se iniciaram no Brasil, depois nos Estados Unidos, e, na sequência, na Europa – com a abertura da Galeria ETEL em Milão, o que trouxe ainda mais oportunidades para a Ásia e o Oriente Médio. Durante os anos, Lissa colecionou grandes nomes nacionais que participaram na produção do seu trabalho com a identidade brasileira. Entre os mais relevantes, estão Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi e, recentemente, Joaquim Tenreiro – que entrou nas reedições trabalhadas pela ETEL.
Para ela, é muito importante que se entenda o que diferencia a história e a produção do design brasileiro. “Isso se deve pelo fato do design brasileiro ter sido, em grande parte, escrito por estrangeiros que migraram para o Brasil – e, por meio de um movimento antropofágico, fomos capazes de criar peças genuinamente brasileiras, dentro de um contexto cultural e histórico particular nosso”, conta a especialista em design.
Por fim, para Lissa, o design brasileiro moderno e contemporâneo é ancorado em 3 grandes diferenciais: o primeiro é que grande parte da produção nacional foi criada por arquitetos, que não encontravam mobiliário que dialogasse com a nova estética da arquitetura em meados do século XX; o segundo é a significativa relação dos designers com as madeiras brasileiras; e, por último, o íntimo diálogo do design com as artes. “Essa é uma tese que eu trouxe embasada na história e que mostra grandes designers, que também eram multiartistas, fundamentando a relação entre arte e design, e que continua acontecendo até os dias de hoje”, defende Lissa.
+ 3 peças de design autoral brasileiro
BOWL BENTA
Por Estúdio Iludi
ARANDELA CLIPS
Por Tiago Curioni
MACRAMÊ
Por Ivana Dobruski
*Matéria originalmente publicada na edição #256 da revista TOPVIEW.