CULTURA ARTES

MON recebe primeira exposição africana permanente do Sul do Brasil

Mostra “África, Expressões Artísticas de um Continente” expande olhar do museu para artes não europeias

A partir de hoje (01), o Museu Oscar Niemeyer recebe a exposiçãoÁfrica, Expressões Artísticas de um Continente” na sala 4. As peças foram doadas pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON.

Segundo Beatriz Yunes, filha do casal, foram doadas aproximadamente 1.700 obras para a exposição, contabilizando mais de 50 anos para que a família Yunes coletasse todas as peças. Beatriz afirma que a decisão de doar para o MON é a chance de compartilhar a arte com os outros e principalmente sair do eixo Rio-São Paulo: “A arte é abrir novas conversas e leituras do mundo”. 

A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, comemora a incorporação do conjunto de obras como mais um marco para o museu. “É um grande privilégio para o Paraná receber um acervo tão representativo da arte africana. Além de fortalecer a importância do MON enquanto depositário de grandes coleções, mostra o olhar sensível da curadoria para a arte indistinta, ampla e diversa”, afirma Luciana.

A exposição reúne máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais de arte africana do século 20. As obras têm origem em países como Costa do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Gabão, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, entre outros.

Segundo Renato Araújo da Silva, curador da exposição “África”, essa é a primeira exposição africana permanente do Sul do país. Para ele, a mostra tem uma importância histórica marcante, já que reúne peças de mais de 25 povos.

 “As obras saem do formalismo da academia e, ao mesmo tempo,  igualam a arte africana ao patamar da arte mundial. Não existe monopólio da beleza”, afirma Renato.

Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, também ressalta a importância de o museu ter cada vez mais exposições de arte latina, asiática e africana, expandindo seu “olhar não eurocêntrico”. Em 2018, o MON já recebeu a doação de quase 3 mil obras de arte asiática de vários países que podem ser vistas na mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, na Sala 5.

De acordo com a  diretora-presidente, a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente” deve ficar em cartaz por pelo menos um ano. A mostra é  apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná. 

Serviço

“África, Expressões Artísticas de um Continente”

Onde: Museu Oscar Niemeyer, sala 4

Quando:  terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia-entrada. Acesso gratuito nas quartas-feiras.

Instagram: @museuoscarniemeyer

Deixe um comentário