CULTURA ARTES

Marina Abramović reencarna ‘The Artist Is Present’ para arrecadar dinheiro para a Ucrânia

Para a participação da performance artística os preços variam entre 15 e 16 mil dólares

Mais de 1.500 pessoas se sentaram em frente a Marina Abramović durante sua apresentação de ‘The Artist is Present’ – A Artista Está Presente – no MoMA, em Nova York, em 2010. Todas essas pessoas foram fotografadas por Marco Anelli, e agora o público terá oportunidade de viver novamente esta experiência. No próximo mês, a artista sérvia revisitará sua obra de arte mais famosa para um leilão beneficente junto ao site Artsy para ajudar os esforços de socorro aos ucranianos.

Restam atualmente apenas duas vagas disponíveis no leilão que será encerrado hoje (25), com os preços já oscilando entre 15 e 16 mil dólares. O significado dessa nova atuação da performance toca de perto Marina, que não só já dedicou vários de seus trabalhos ao do pacifismo, mas que fez em 2021, em Kiev,  a instalação ‘O Muro de Cristal do Pranto’ para lembrar os judeus assassinados em um dos maiores massacres do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial.

Na performance icônica de Abramović, ela sentou-se silenciosamente em uma cadeira e os visitantes do museu se revezaram sentados à sua frente por oito horas por dia. Isso continuou por um total de 716 horas e meia. 

“Agora, isso não é mais a Ucrânia. É todos nós. É sobre a humanidade. É sobre a possibilidade de enfrentar uma terceira guerra mundial usando armas nucleares. Isso é algo em que todos nós temos que agir, e eu só posso agir com meu próprias ferramentas. Este é o meu desempenho”, disse.

Deixe um comentário