Fairmont Rio de Janeiro Copacabana recebe exposição de Fabiana Queiroga
No dicionário, tempo é descrito como “o período contínuo no qual os eventos se sucedem”. No entanto, para a artista e poeta visual Fabiana Queiroga, o tempo é medido pela experiência ao invés da cronologia. O resultado dessa interpretação única de presente, passado, futuro, vida e morte poderá ser apreciado na exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte”, que tem curadoria de Christiane Laclau e está disponível no hotel Fairmont Rio, em Copacabana.
Nas obras de Fabiana Queiroga, o tempo se revela de forma singular. Em seu modo particular de calcular os instantes da vida, a artista segue uma linha temporal em que a memória funciona como ponto de partida, conectando-se à sua linhagem materna. Aos poucos, a ancestralidade se torna presença, com nascimento, duração e morte convergindo na matéria. E é nesse encontro que se evidencia a força do híbrido, com telas em tons avermelhados em pintura a óleo mescladas a bordados feitos com tecidos reciclados de garrafas PET e descartes da indústria da moda.
“Ao pensar o efêmero como continuidade, a artista trata da vitalidade que se renova no que parecia inútil, dignificando cada versão da matéria. Seja na pintura a óleo sobre linho ou no bordado, Fabiana Queiroga nos lança no vermelho — cor da paixão e do sangue, que mata e acende, que circula e se esvai. Artista da matéria e do pensamento, devolve o tempo à sua própria natureza: entre a vida que carrega a morte e a morte que pulsa a vida”, enfatiza Christiane Laclau sobre as obras da artista.
LEIA TAMBÉM: Relato de uma artista com Parkinson
“Fabiana Queiroga é uma artista que eterniza momentos. Suas obras fazem os espectadores se emocionarem de uma maneira única. A sua exposição tem a ver com o conceito da marca Fairmont de transformar momentos em uma experiência inesquecível”, enfatiza Netto Moreira, diretor geral do cluster luxo do Grupo Accor no Rio de Janeiro.
A exposição “ENTRE: híbrido, vida e morte” faz parte do projeto Fairmont Art Gallery, que recebe obras de diferentes artistas com a curadoria de Christiane Laclau. A gestora e art advisor especializada em arte contemporânea tem o objetivo de potencializar a riqueza cultural do hotel, tendo o Brasil como fonte de inspiração e valorização. Com seu know how e olhar apurado, Christiane transformou o sexto andar do hotel Fairmont Rio — local onde é feito o check in com a deslumbrante vista da praia de Copacabana e do morro do Pão de Açúcar — em uma galeria de arte. Já passaram pelo local artistas consagrados, como Alberto Saraiva, Marcos Cardoso, Ana Coutinho, Isabel Becker, Sérgio Reis Allevato, Esther Bonder, entre outros.