Espaço Cultural INC recebe exposição Três Artistas
Um recorte da trajetória de Alfi Vivern, Meg Gerhardt e Suzana Lobo é apresentado na exposição Três Artistas no INC, que está em cartaz no EspaçoCultural INC, no Pátio Batel. A mostra reúne uma seleção de obras dos artistas, cada um com sua técnica e poética, que traduz o trabalho de arte para o qual eles se dedicam há décadas. A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de setembro, durante o horário de funcionamento da filial do INC no shopping.
LEIA TAMBÉM: Almir Sater faz show em agosto no Teatro Guaíra
Com mais de 50 anos de carreira, o artista argentino radicado no Brasil Alfi Vivern – seu atelier fica localizado em Campo Magro – traz na bagagem uma história importante como escultor, que desenvolveu seu trabalho em diferentes tipos de materiais, como o basalto, ferro, mármore, bronze e barro. “Trabalho com basaltos que encontro nas profundezas da terra e no meio da alma”, conta. Suas obras podem ser apreciadas em galerias, museus, coleções públicas e privadas em diversos países do mundo. O público do Espaço Cultural vai poder conferir esculturas de Alfi Vivern como a obra “Era uma vez…”.
Verbete em vários dicionários de arte como o do Ministério de Educação e Cultura, de Artes Plásticas no Brasil (Roberto Pontual) e de Pintores Brasileiros (Walmir Ayala), Suzana Lobo é uma artista de renome internacional. Formada pelo Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro, realizou exposições individuais e coletivas dentro e fora do país. Atuou na Fundação Cultural de Curitiba e como professora do atelier do Museu Guido Viaro. Foi coordenadora do Solar do Barão e diretora do Museu Municipal de Arte e também do Museu Alfredo Andersen, além de coordenadora do Sistema Estadual de Museus (COSEM). A exposição “Três Artistas” conta com telas de Suzana Lobo da série “O tempo não para”.
E fechando o trio de artistas desta exposição, a gaúcha Meg Gerhardt – que é curitibana de coração – apresenta ao público obras inéditas da sua série “Paisagens Lúdicas”. O conjunto de telas se posiciona em um lugar imaginário além da técnica e pode ser interpretado como uma grande metáfora épica de uma jornada interior: os barquinhos de papel constituem um campo simbólico vinculado a possíveis metamorfoses.
“O público vai poder apreciar obras belíssimas, uma grande oportunidade de descobrir nuances que as fotografias não mostram, somente conferindo as obras originais”, explica Meg Gerhardt, que também é curadora da exposição. “A proposta desse espaço no INC é levar arte de forma tranquila para as pessoas que circulam aqui e utilizam os serviços de saúde. A ideia é que, através do olhar, as pessoas se sensibilizem para o mundo da arte e não para a sua dificuldade momentânea”.
Serviço
Onde: Espaço Cultural INC – Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Quando: até 13 de setembro de 2024
Horários: segunda a sexta das 11h às 20h | sábados das 10h às 12h
Entrada gratuita