Em Curitiba: Exposição Confluências retrata a arte ecológica
Compreender as inúmeras formas de vida que existem na natureza e dentro de todo ser humano é o que propõe a exposição “Confluências”, em cartaz no Espaço Cultural INC, no Pátio Batel. A mostra reúne obras dos artistas Kevin Robinson e Lili Dal Pozzo e constrói uma narrativa que explora o diálogo entre arte e natureza, destacando como os materiais naturais podem ser transformados artisticamente sem perder sua essência. A visitação é gratuita e pode ser realizada durante o horário de funcionamento da filial do INC no shopping.
LEIA TAMBÉM: MASP apresenta programação de 2025 dedicada às Histórias da Ecologia
A exposição é composta por oito esculturas do norte-americano Kevin Robinson e seis telas da catarinense Lili Dal Pozzo. De acordo com o curador, Cristhian Lucas, cada obra celebra o ciclo natural, a singularidade dos materiais e sua integração harmônica em formas artísticas.
“A exposição demonstra como a arte ecológica pode sensibilizar o público sobre a relação com a natureza e a importância de respeitar seus ciclos e recursos. Revela o processo criativo único de Kevin Robinson, que é guiado pelas possibilidades e limitações dos materiais que coleta, e apresenta como as obras da Lili Dal Pozzo constroem uma narrativa sobre o cotidiano e a cultura brasileira, especialmente em contextos rurais e históricos”.
As obras selecionadas estão profundamente conectadas ao tema do bem-estar, tanto pela estética natural e tranquilizante quanto pelo conceito de sustentabilidade e harmonia com o meio ambiente. “Há vida audível, vida visível, vida invisível e vida que ainda não foi decifrada. Este conceito faz parte da minha filosofia criativa”, diz o artista, que apresenta na exposição obras como “Looking for Light”, que aborda o desejo natural do ser humano de superar obstáculos e buscar a grandeza, e “DNA”, que brinca com a ideia de que toda a vida partilha a mesma estrutura básica, seja um organismo mais simples ou mais complexo. Já a escultura “Contra a Correnteza” estimula o espectador a criar uma experiência única e específica de sua própria vida.
Nas obras de Kevin, o uso de materiais como troncos, pedras e raízes, moldados cuidadosamente em peças únicas, transmite uma sensação de equilíbrio e reconexão com a natureza. “O processo artístico de Robinson estimula a reflexão e o contato com elementos naturais, promovendo benefícios emocionais e mentais, como a redução do estresse e a promoção de um espaço mais harmônico e acolhedor, tanto em termos físicos quanto psicológicos”, explica o curador.
Por meio de pinturas como “Colhedores de Uva” e “Colhendo Trigo”, Lili Dal Pozzo evidencia o trabalho e a conexão humana com a terra, valorizando paisagens, atividades e tradições locais. “A proposta central é destacar o legado artístico de Lili, uma autodidata que encontrou na pintura uma forma de canalizar positividade, criatividade e observação cuidadosa da vida ao seu redor. A pintura foi para Lili uma forma de expressar emoções e encontrar propósito”, informa o curador.
A Exposição “Confluências” mostra como o impacto positivo da arte na saúde mental é amplamente reconhecido, promovendo relaxamento, redução do estresse e uma sensação de realização, além de ser um veículo poderoso para o bem-estar emocional e espiritual, tanto para quem cria quanto para quem aprecia obra de arte.
Lili Dal Pozzo
Nascida em 27 de junho de 1935, no vilarejo de Gramado (SC), a artista encontrou na liberdade sua maior inspiração para as artes plásticas, suas obras exploraram diversas temáticas, influenciadas pelo impressionismo e pela paixão pela vida. Descendente de imigrantes italianos, sua infância foi enriquecida pelo amor à arte, cultivado por sua madrinha. Viveu a maior parte da sua vida em Guarapuava (PR), onde depois de vários desafios pessoais, redescobriu-se artista, dedicando-se plenamente à sua paixão pela pintura, entre 1993 e 2006, período em que suas obras ganharam espaços em vários lugares do mundo. Pintou um enorme acervo de pinturas e faleceu em 6 de dezembro de 2022, em Morretes (PR), deixando um legado de amor pela vida e pela arte.
Kevin Robinson
Natural dos Estados Unidos, Kevin teve a oportunidade de viajar ao longo da vida, o que incluiu trabalhar no Brasil durante a carreira profissional como engenheiro. Recebeu influências criativas do pai e do avô paterno, que o ajudaram a ver significados mais profundos dos elementos naturais. Reside na cidade de Morretes onde explora seu lado criativo imaginando e criando peças de arte a partir dos descartes da natureza e dando a elas uma nova vida.
Serviço
Exposição Confluências
Onde: Espaço Cultural INC – Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Quando: de novembro de 2024 a fevereiro de 2025
Visitação: segunda a sexta das 11h às 20h; sábados das 10h às 12h
Entrada franca