CULTURA ARTES

Design from Brazil

Conheça alguns nomes de brasileiros que colocaram o país no mapa do design contemporâneo

Criatividade, fartura de matérias-primas, diferentes culturas e a preocupação com a sustentabilidade dão destaque aos designers brasileiros que levam o nome do Brasil para o mundo.

Daybed Luxor por Sergio Rodrigues

Projetada por Sergio Rodrigues em 1962, a Daybed Luxor originalmente fez parte da mobília dos quartos do antigo Hotel Luxor, em São Paulo, que teve seu projeto de interiores assinado pelo mestre. Reeditada em 2019, ela é elegante e versátil, possui várias opções de medidas e pode ser utilizada como uma cama de solteiro no quarto de hóspedes/escritório ou ainda como um simpático sofá compacto.

(Foto: divulgação)

Chaise Urca por Jaime Lerner Design

A beleza da simplicidade faz parte da essência do mobiliário de Jaime Lerner, contemplado na chaise Urca em homenagem ao Rio de Janeiro, a peça é inspirada no morro do Pão de Açúcar. 

(Foto: divulgação)

Espelho Nexo para Líder

Uma peça assinada pela designer Ana Neute para Líder Interiores, que mostra o que precisa ser visto em um aparador, e esconde o que não precisa em um nicho, que também pode servir como uma hortinha caseira. Além do espelho, possui também um armário. Muito versátil, o Nexo pode ser usado em vários cômodos diferentes.

(Foto: Jomar Bragança)

Abajur Rio Vermelho

Desenhos inéditos do artista visual e designer Marcus Camargo homenageiam a cidade de Goiás em diálogo com as mãos primorosas do artesão local “Castrinho”, que modela manualmente em barro cada peça. Assim, com sua queima artesanal, misturando barro e latão esculpidos, a nova coleção sob direção artística de Mariana Amaral tem itens que tem como objetivo elevar o design brasileiro produzindo luminárias 100% nacionais. 

(Foto still: Edison Garcia)

Bandeja Fita por Leandro Garcia

A Bandeja Fita destaca-se pela borda metálica fina que se desenrola continuamente por toda a peça, além de exercer a função de alça, emoldurando e valorizando o plano de apoio de Mármore Michelangelo Nuvolato que preenche parte do vazio resultante. A escolha desses materiais preserva os desenhos da natureza e origina peças únicas. 

(Foto: Ricardo Perini)

*Coluna originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário