CULTURA ARTES

Bvlgari anuncia patrocínio à Pinacoteca de São Paulo com foco em preservação cultural

Como parte de seu compromisso global de criar valor duradouro às áreas de Arte e Mecenato, a Maison Romana será uma das principais patrocinadoras desta conceituada instituição pelos próximos três anos

A Bvlgari anunciou sua parceria com a Pinacoteca de São Paulo, o museu de artes visuais mais visitado do Brasil, que completará 120 anos em 2025. Guiada por seu espírito pioneiro e compromisso com as artes, a joalheria italiana será patrocinadora do Centro de Conservação e Restauro da instituição, além de apoiar as principais exposições do calendário de 2025. O projeto também conta com o apoio da Fondazione Bvlgari.

A iniciativa marca a parceria mais significativa da marca com uma instituição de arte no Brasil até hoje. A Pinacoteca abriga uma das maiores coleções de arte brasileira do século XIX até hoje e é considerada referência em arte e cultura na América Latina.

Jean-Christophe Babin, CEO da Bvlgari, declarou: “Estamos muito felizes em anunciar nossa parceria com a Pinacoteca de São Paulo, uma instituição com um legado extraordinário de 120 anos no apoio à arte moderna e contemporânea, tanto no Brasil quanto no mundo. Esta colaboração reforça ainda mais nosso compromisso duradouro com as artes e o impacto cultural que aspiramos deixar para as futuras gerações. Com seus espaços arquitetônicos únicos e programação diversificada, a Pinacoteca se destaca como uma referência líder no mundo da arte contemporânea. Na Bvlgari, sempre acreditamos que a arte é a alma da nossa Maison. Valorizamos profundamente a influência transformadora que artistas e artesãos têm — não apenas no mundo das joias, mas também na formação da narrativa cultural da nossa marca.”

LEIA TAMBÉM: CAIXA Cultural de Curitiba abre exposição de pinturas e esculturas de André Mendes

Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca, acrescenta: “Assim como a Bvlgari, a Pinacoteca é um ícone vivo, o museu está sempre se transformando e se reinventando de maneiras que refletem questões do seu tempo e promova outras formas de imaginarmos um futuro. […] Estamos muito orgulhosos de receber a Bvlgari – e seu legado plural de beleza e artesanato que abrange mais de 140 anos – como parceiros em nossa missão de preservar o patrimônio artístico e cultural do Brasil.”

A parceria também fornecerá recursos essenciais ao Núcleo de Conservação e Restauro da Pinacoteca, incluindo o Laboratório de Conservação e Restauro e as Reservas Técnicas, ampliando o trabalho de referência em conservação preventiva e curativa no Brasil.

(Foto: divulgação)

Desde sua chegada ao país em 2012, a Bvlgari tem investido em ações culturais, como a colaboração com o artista Gabriel Massan, que criou obras originais e experiências imersivas para o mercado brasileiro, além de projetos com Gabriella Garcia e Leandro Vigas, que exploraram a interseção entre herança e expressão contemporânea.

A primeira iniciativa concreta dessa nova fase será o workshop “PVA Borax Gel”, realizado nos dias 13 e 14 de agosto no Laboratório de Conservação e Restauração da Pina Luz. Ministrado por especialistas italianos e com tradução consecutiva inglês-português, o curso abordará técnicas de preparação e aplicação de géis usados na restauração de obras de arte, com foco em superfícies como gesso e mármore.

O workshop será liderado por Andrea Del Bianco e Augusto Giuffredi, com 22 vagas gratuitas para profissionais da área. As inscrições já estão abertas no site da Pinacoteca.

Segundo a instituição, o objetivo é ampliar o repertório técnico dos profissionais brasileiros, fortalecer o diálogo com metodologias internacionais e estimular redes colaborativas para a preservação do patrimônio cultural com excelência, sustentabilidade e rigor científico.

Deixe um comentário