A COREIA É TOP? Entenda sucesso da Coreia do Sul
“DY-NA-NA-na, na-na, na-na-na, na-na-na, life is dynamite“, você pode não saber – ainda – o que é K-pop, mas já pode ter ouvido esse refrão chiclete por aí. A canção Dynamite,do grupo sul-coreano BTS, é uma das músicas mais conhecidas do estilo musical. A canção, que mistura a língua coreana e o inglês, já recebeu diversos prêmios. Porém, antes de falar do maior fenômeno musical do K-pop, é preciso entender como surgiu o estilo musical e quando a onda Hallyu chegou ao Brasil.
O QUE É O K-POP?
O K-pop é um gênero musical da Coreia do Sul que mistura diversos gêneros, como pop, rock, rap e hip-hop. A nomenclatura é uma abreviação para “Korean Pop”. O K-pop se destaca no mercado musical porque em cada lançamento dos artistas, há um conceito, coreografias e visuais.
O estilo musical surgiu no início dos anos 1990 com o grupo Seo Taiji & Boys – o trio conquistou os jovens sul-coreanos. Coincidentemente, foi nessa época que o pop estava passando por mudanças e incorporando outros estilos musicais, como o rock e o rap. Com isso, o trio também aderiu essa influência e, com maestria, conseguiu unir os gêneros ocidentais com a música coreana. Logo depois, Seo Taiji & Boys passou a atrair o olhar do governo, que percebeu a aderência dos jovens ao estilo não só musical como, também, ao visual, e passou a investir na indústria para girar a economia do país.
Com a popularidade do trio, outras empresas passaram a copiar seus conteúdos e, assim, começou a nascer o K-pop. A base do hip-hop e as danças de Seo Taiji & Boys influenciam os artistas até os dias atuais – e isso não acontece por acaso, já que Yang Hyun-suk, um dos integrantes do grupo, é o fundador da empresa YG Entertainment.
COMO SURGEM OS GRUPOS DE K-POP?
As empresas musicais da Coreia do Sul, como a Hybe, YG Entertainment e JYP são as responsáveis por criar os grupos de K-pop. Os jovens que desejam se tornar “idols” (como são chamados os artistas da indústria) procuram essas empresas para ter a chance de realizar o sonho de ser um cantor. Esses jovens passam por uma espécie de treinamento antes de serem apresentados ao mercado.
O processo normalmente começa quando a pessoa ainda é muito jovem: o Jung Kook, do BTS, por exemplo, começou a ser um “trainee” (como são chamados os artistas que ainda não foram apresentados ao mercado da música) quando tinha apenas 13 anos e seu “debut” (estreia) aconteceu quando ele tinha apenas 15 anos. Essa estreia só acontece quando o trainee termina o treinamento e a empresa decide se o idol já está pronto. Há artistas que foram trainees por vários anos – um exemplo é o caso de BangChan, membro do grupo Stray Kids, que ficou nove anos em treinamento antes de poder subir aos palcos. Os grupos de K-pop são geralmente divididos em unidades. Nesse sentido, há membros destinados a realizarem as partes vocais das canções, outros a fazer a parte do rap, outros responsáveis por criar coreografias e os que atuam como compositores das canções.
O SOFT POWER E A ONDA HALLYU
A princípio, a Coreia do Sul queria expandir o gênero musical na Ásia, principalmente no Japão. Por isso, é muito comum que alguns grupos de K-pop realizem lançamentos de músicas em japonês. O governo usou a estratégia de soft power para expandir a cultura para os países vizinhos, visando ter lucro financeiro com o estilo musical. De acordo com Cristian Kim, cônsul do Consulado da Coreia do Sul no Paraná, esse movimento começou após uma crise financeira pela qual o país estava passando nos anos 1990.
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*Matéria originalmente publicada na edição #294 da TOPVIEW