COVID-19 adia o sonho de brasileiros conseguirem a cidadania italiana
A pandemia do novo coronavírus tem adiado, também, o sonho de muitos brasileiros de obter a cidadania italiana. Com o tribunal de Roma ainda fechado pela quarentena obrigatória na Itália, várias ações judiciais para o reconhecimento da dupla cidadania estão sendo adiadas para os próximos meses quando, esperam as autoridades locais, alguns serviços possam ser retomados, mesmo em ritmo mais lento do que o habitual.
Especialista em processos de cidadania italiana para brasileiros, Renato Lopes, CEO da RSDV & Avv. Domenico Morra, tem acompanhado de perto o noticiário do país e explica que a Justiça da Itália tem optado, desde o início da pandemia, pelo remanejamento de datas para as ações judiciais.
“Até o momento, ainda não foi estabelecida um dia certo para a reabertura do tribunal”, diz o executivo. “Segundo as principais notícias vindas da Itália, a expectativa das autoridades é que as ações judiciais possam ser julgadas já no mês de maio, mas ainda são informações extraoficiais”, completa.
Sobre a atual situação do mercado de cidadania italiana no Brasil e o interesse do brasileiro pela dupla cidadania na pandemia de coronavírus, o executivo revela que a procura está bem abaixo do habitual. “Desde que o Brasil passou a registrar casos da COVID-19, a procura dos clientes caiu em torno de 70%”, diz Lopes.
“Temos tido, felizmente, muitas consultas e clientes apalavrados para novos processos. Como brasileiro, tenho que ser otimista e torcer para que o Brasil possa sair dessa crise o quanto antes e voltar à normalidade para o bem de todos”, finaliza Renato Lopes, CEO da RSDV & Avv. Domenico Morra.