Corpo são, mente sã
Viajar para mergulhar em práticas que renovam as energias, aumentam o autoconhecimento e proporcionam bem-estar – de preferência em meio à natureza e longe do Wi-Fi – é a nossa atual obsessão. Quem está acostumado com a rotina pesada das grandes cidades e precisando de sossego profundo agradece. Além de proporcionar experiências inesquecíveis e render cliques incríveis, destinos como a amada Lapinha Spa, a pouco mais de uma hora de Curitiba, são o melhor incentivo para colocar em prática tudo aquilo que a gente sabe que deveria fazer, mas não faz: comer bem, movimentar o corpo e esvaziar a mente.
Com linha naturalista e ovolactovegetariana, o lugar tem suas restrições. A ingestão de líquidos durante as refeições e o consumo de café durante toda a estadia, por exemplo, são proibidos. Isso porque o líquido dilata o estômago e provoca uma sensação de inchaço abdominal. Já a acidez do café pode ser altamente tóxica, o que vai contra o cardápio detox do spa.
Na carta de terapias corporais, há técnicas asiáticas, suecas, com óleo, ventosas e até debaixo d’água. Em muitas delas, a trilha sonora é o próprio som dos pássaros. Destaque para a esfoliação com sal grosso e óleo de uva e o detox corporal com argila, que suga todas as impurezas do organismo.
A área verde é um dos grandes diferenciais da Lapinha – e fonte de alimentos saudáveis para o preparo das quatro refeições servidas diariamente. A produção própria faz tanto sucesso que é comercializada em variados pontos de venda. E as receitas podem ser aprendidas facilmente em uma das aulas de culinária oferecidas semanalmente ou nos livros à venda na recepção.
Mas popular mesmo é a “Rota do Morango”, que fica no sentido oposto das trilhas e atrai hóspedes famintos que optam pela restrição calórica máxima, em busca da fruta orgânica graúda e inacreditavelmente doce cultivada por lá.
A imersão em um estilo de vida extremamente saudável, muitas vezes longe da realidade, serve como um tratamento de choque bem positivo – e dá a maior vontade de levar alguns aprendizados para a vida real, como comer mais vezes ao dia, separar algumas horas por semana para relaxar, evitar sal extra, não beber durante as refeições e ter persistência.
*Coluna originalmente publicada na edição #244 da revista TOPVIEW.