Construtora curitibana traz empreendimentos com garagens para carros elétricos - TOPVIEW

Construtora curitibana traz empreendimentos com garagens para carros elétricos

Essa opção de locomoção oferece boa autonomia e reduz emissão de poluentes

99 0
Compartilhe

A sustentabilidade é um tema que está em pauta nas últimas décadas por conta do aumento da poluição e as consequências que isso gera para o planeta. De fato, grande parte dos poluentes são emitidos pelo uso dos veículos automotivos, que formam gases durante a combustão interna. Contudo, carros elétricos e híbridos são opções sustentáveis, que, além de não liberarem dióxido de carbono, são conversores de fontes renováveis – como energia solar ou energia hídrica.

Apesar de não serem muito comuns no Brasil, os carros elétricos têm inúmeros benefícios além de serem sustentáveis. Quem optar por um deles deixa de depender dos custos da gasolina, por exemplo, que variam semanalmente. Além disso, também não é preciso se deslocar a um posto para abastecer o carro, já que é possível instalar geradores de energia na própria garagem ou fazer a captação por um painel solar.

Em Curitiba, todos os empreendimentos da Construtora Elite dispendem de garagens com carregadores para carros elétricos. 

“A ideia (de fazer garagens para carros elétricos) surgiu em uma viagem a Europa em 2015, quando vi que isso já estava se tornando uma realidade nos países desenvolvidos. Estacionamentos de supermercados, postos de combustíveis e mesmo alguns locais públicos nos principais centros urbanos já estavam preparados para esta realidade”, conta o engenheiro civil e diretor de incorporação da Elite Leonardo R. Dyck. 

Nos empreendimentos da Elite, os carregadores utilizados são os Wallboxes: pontos fixos de recarga nas vagas de garagem que harmonizam a potencia corrente e protegem as baterias de carros de picos de tensão. A modernidade é tanta que Dyck explica que, nos Wallboxes mais inovadores, é possível acompanhar o carregamento do carro por um aplicativo no celular. “Pode-se programar o tempo desejado de recarga e a hora do carregamento e, com isso, aproveitar quando a energia está mais barata. A carga em casa leva entre 2 e 8 horas. Já em Eletropostos, onde a potência é muito mais alta, pode-se carregar um carro em 20 minutos.

Diferenciais inovadores

Segundo o engenheiro civil e diretor de incorporação da Elite Leonardo R. Dyck, adaptar uma garagem a essa realidade não é tão simples, e quanto é feito depois do prédio concluído, pode ficar com aspecto de “remendo”. “Para que todas as vagas possam ter carregadores é necessário um aumento não só no ponto elétrico, mas também em disjuntores individuais e medidores para que a conta vá para a pessoa certa e não seja reteada com quem não usa. Em edifícios mais antigos pode ser necessário, também, um pedido de aumento da carga de energia elétrica junto a concessionária”.

Além de se diferenciar na presença de garagens para carros elétricos, a procura de clientes pela Construtora Elite se dá pelos painéis solares instalados em todos os edifícios. “Eles ajudam a baratear significativamente a conta de condomínio e toda geração de energia das áreas comuns dos condomínios é solar”, finaliza.

Este conteúdo é produzido por TVBC

In this article

Join the Conversation