Confira receita de Nhoque Recheado com Queijo e Alho Negro - TOPVIEW

Confira receita de Nhoque Recheado com Queijo e Alho Negro

Rico em umami, intenso mas agradável ao paladar e surpreendentemente adocicado, o alho negro é um ingrediente muito versátil

Compartilhe
Nhoque por si só já é bom demais, recheado então, ninguém resiste! E para deixar esta receita ainda mais incrível, nós utilizamos um ingrediente muito especial: o alho negro. Rico em umami, intenso mas agradável ao paladar e surpreendentemente adocicado, o alho negro é um ingrediente muito versátil, que cada vez mais vem conquistando espaço no mundo da gastronomia. Ele é geralmente utilizado em pães, molhos para hambúrgueres, para finalizar pizzas e grelhados, em risotos e em preparações mais elaborada.
 
Uma das combinações mais infalíveis é na companhia do clássico trio: queijo, tomate e manjericão. Segue uma receita de nhoque recheado com queijo e alho negro. Confira:
 

Ingredientes

1 kg de batata rosa (asterix) cozida
2 gemas
1 ovo
100g de parmesão
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) rasa de sal
25g (ou 1 cabeça) de alho negro Alho Negro do Sítio
250g de queijo muzzarela
 

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque as batatas inteiras e com casca (cozinhar as batatas com a casca, evita-se que elas fiquem aguadas). Após começar a apitar, cozinhar por mais dez minutos. Desligue o fogo e espere sair a pressão da panela, escorra as batatas e espere amornar. Retire as cascas com as mãos. 
 
Com a ajuda de um espremedor, esprema as batatas até que elas fiquem como um purê.
Em uma tigela, misture as batatas cozidas e espremidas com o sal, o parmesão, as gemas, o ovo e a farinha de trigo. Primeiro faça a mistura com uma colher e termine com as mãos até formar uma massa. Atenção: a quantidade de farinha é aproximada e vai depender da batata usada e a umidade na massa. O ponto final é uma mistura homogênea mas que ainda gruda nas mãos. Para não grudar polvilhe farinha nas mãos e na bancada.
 
Leve uma pequena porção de massa as mãos, (1 colher de sopa) coloque um pedaço de mussarela, 1 dente de alho negro e molde bolinhas. Enfarinhe as bolinhas de nhoques moldadas para que eles não grudem uns nos outros.
 
Leve para cozinhar em água fervente com sal, em pouca quantidade por vez. Quando boiarem, estão cozidos. Escorra e sirva com molho de sua preferência, nossa sugestão é ao molho ao sugo com toque de pesto de alho negro.
In this article

Join the Conversation