Confira 4 dicas para usar cremes de queijo em refeições - TOPVIEW

Confira 4 dicas para usar cremes de queijo em refeições do dia a dia

Aprenda receitas rápidas, leves e deliciosas, ideais para quem busca aliar equilíbrio e muito sabor

111 0
Compartilhe

Os cremes de Ricota e de queijo Minas Frescal são muito versáteis na cozinha e substituem, com vantagens, outros queijos cremosos e o creme de leite, afinal, são opções mais equilibradas. Frescos e leves, são encontrados nas versões tradicional, light e zero lactose. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do país, dá algumas dicas para que você aproveite ao máximo o potencial dos cremes de queijo no dia a dia. Confira!

Strogonoff de Frango com Creme de Ricota

Sabe o strogonoff, o famoso fricassé de frango ao requeijão ou mesmo o frango ao curry? Esses pratos podem ficar ainda mais leves com o uso do Creme de Ricota Light. Uma dica para manter o prato cremoso com a adição do creme de queijo é acrescentá-los à receita, já em temperatura ambiente, depois que o prato está quase pronto. Evite ferver depois de acrescentar o creme.

Como são ricos em proteínas, os cremes de queijo podem enriquecer receitas vegetarianas, levando mais sabor aos pratos. Cremes de queijo são ótimos também no preparo de sobremesas, especialmente as que têm frutas frescas entre os ingredientes, dando consistência e tornando o sabor mais leve e harmonioso.

Agora que você conhece toda a versatilidade dos cremes de queijo, veja abaixo o modo de preparo de duas receitas simples de fazer, com ingredientes fáceis de encontrar na despensa e na geladeira.

INGREDIENTES
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picada em cubos pequenos
600 g de peito de frango em cubos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês
1 concha de conhaque (para flambar – opcional)
1 xícara (chá) de champignons fatiados
1 pote de Creme de Ricota Tirolez
½ xícara (chá) de leite desnatado
Sal a gosto

MODO DE PREPARO 
Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola. Acrescente o frango e refogue até que esteja levemente dourado. Junte o extrato de tomate, a mostarda e o molho inglês. Refogue um pouco mais. Esta etapa é opcional: coloque o conhaque em uma concha de metal (não pode ser plástica) e aproxime a concha da chama do fogão. Você notará que a bebida se incendiará. Então, despeje o conhaque em chamas sobre os cubos de frango, flambando-os. Deixe que o fogo apague sozinho.

Junte os champignons e refogue-os por alguns minutos, cuidando para que não percam o suco. Por fim, adicione o Creme de Ricota Tirolez e o leite, mexendo até aquecer. Desligue o fogo e acerte o sal, caso seja necessário. Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e batata palha.

Suflê Romeu e Julieta

(Foto: divulação).

INGREDIENTES
Suflê
Manteiga e açúcar para untar e polvilhar
4 ovos com claras e gemas separadas (280 g)
¼ de colher (chá) de sal
1 pote de Creme de Queijo Minas Frescal 
¼ de xícara (chá) de açúcar (40 g)
Calda
1 xícara (chá) de goiabada cremosa (150 g)

MODO DE PREPARO 
Suflê: unte 8 ramequins – pequeno pote de cerâmica – (7,5 cm de diâmetro) e polvilhe açúcar sobre o fundo. Na batedeira, bata as claras em neve e adicione o sal. Em outra tigela, bata o Creme de Queijo Minas Frescal com as gemas e o açúcar, em velocidade máxima, por 3 minutos. Adicione as claras em neve e misture com um garfo ou fouet delicadamente, de baixo para cima. Distribua a massa nos ramequins e asse em temperatura de 180 ºC por 25 minutos. Enquanto o suflê assa, faça a calda: bata a goiabada com um garfo ou fouet para deixá-la mais cremosa.

Montagem: cubra o suflê com a calda de goiabada ou sirva a calda à parte em um pote menor.

In this article

Join the Conversation