Como deve ser um prédio preparado para a era pós-Covid-19? - TOPVIEW

Como deve ser um prédio preparado para a era pós-Covid-19?

A saúde e o bem-estar tornaram-se premissas fundamentais para o futuro do morar na era pós-Covid-19

Compartilhe

Com a pandemia mundial do Coronavírus, uma nova reflexão sobre o futuro do morar chega no mercado imobiliário e traz novas reflexões para a arquitetura e o design de moradias. Ela ressalta a influência diante do item mais importante da vida de um ser humano: a saúde.

De acordo com a médica e diretora da incorporadora AG7Dra. Andressa Gulin, os ambientes em que vivemos influenciam diretamente no estágio biológico, psicológico e social que compõe a saúde, ou seja, eles podem auxiliar na prevenção de doenças ou ainda ser a causa delas. “Os edifícios podem ser vistos como nossa armadura, onde o cuidado com a saúde ganha a conotação de segurança. Áreas pensadas para reduzir a exposição a doenças até ambientes que estimulam hábitos saudáveis tornam os prédios e as casas, nossos aliados imunológicos.”

Foi com essa premissa que o projeto do AGE360, da incorporadora AG7, que será construído no bairro Ecoville em Curitiba (PR), foi concebido, considerando a saúde do morador como um dos pilares de sustentação de sua construção. “Isso precisa ser pensado desde a concepção do projeto, nos materiais que serão utilizados para a construção e principalmente nos detalhes de hábitos e estímulos que os futuros moradores serão expostos no seu dia a dia e irão impactar diretamente no resultado de sua saúde”.

Essa necessidade ficou ainda mais evidente diante da pandemia e despertou novos olhares na sociedade e no mercado. Analisando o atual e o futuro cenário, a médica que é especialista em Inovação em Saúde destaca 7 itens que ditam as novas tendências do mercado imobiliário, que unem saúde e bem-estar à valorização de imóveis mais conscientes. Confira! 

1 – Certificação de saúde 

Fatores como qualidade de ar, água, ventilação, temperatura, umidade, iluminação e vistas, conforto acústico, segurança e limpeza são fundamentais para garantir que o corpo esteja recebendo estímulos saudáveis diariamente. Esses nove elementos associados a espaços que incentivem hábitos de vida saudáveis e reduzam a exposição a poluição do ar como o tabaco, são exigidos nas novas certificações de edifícios voltadas para o bem-estar, como a certificação Fitwel presente no AGE360. Na prática, significa criar espaços que otimizam ao máximo os recursos naturais como a circulação de ar e a iluminação natural, com amplas janelas, áreas bem ventiladas, insolação bem pensada para garantir o conforto termo acústico em todas as estações do ano; além da realização de testes de qualidade de água e ar periódicas. 

2 – Segurança saudável

A saúde passará a ganhar tamanha importância assim como a segurança é fundamental para a aquisição de um imóvel. Itens de infraestrutura, tecnologia e serviços, além da própria arquitetura e design deverão ser instituídos e pensados para construir ambientes mais saudáveis, garantindo a segurança biológica dos usuários. Halls de entradas passam a ter protocolos de vigilância com limpeza e redução de poluentes para dentro dos espaços com discretas, porém eficientes, estações de desinfecção; tecnologias touchless garantirão portas e elevadores que se abrem sem o toque; o design de interiores minimalista que priorize elementos naturais de fácil higienização garantirá a elegância das áreas comuns. Dentro das casas, a arquitetura saudável será aquela que a transforma em um verdadeiro santuário e enobrece a casa como local onde as coisas acontecem mais dentro do que fora. O hall de entrada sinaliza a passagem para um local sagrado, onde você deixa o mundo exterior pendurado, com locais para deixar casacos, bolsas, sapatos e o stress do mundo exterior.  No AGE360, todos os espaços são pensados para reduzir a exposição a materiais tóxicos e poluentes, com design minimalista e tecnologia touchless que garantem a redução de contato com substâncias poluentes.

3 – Residências amplas

A busca por plantas residenciais maiores, com insolação bem pensada, valorização de sacadas e pés direitos amplos ficam evidentes para quem deseja ter mais controle sobre o uso do espaço e deseja viver em ambientes preparados para as diversas atividades do dia a dia, sem perder o contato com a natureza. A consciência sobre os benefícios da ventilação e da iluminação natural ganham destaque e os ambientes se moldam a grandes janelas e que felizmente substituem as longas paredes de tijolos. A casa passa a ser protagonista de diversos momentos especiais e residências mais amplas abraçam as necessidades do dia a dia. A arte de receber será o novo requinte, onde salas viram cenários de pequenos grandes concertos, as cozinhas locais de conexão e a antiga biblioteca garante o ambiente perfeito para momentos de concentração para o trabalho. No AGE360, as plantas amplas e versáteis são cercadas de grandes cortinas de vidro do piso ao teto, garantindo a iluminação e ventilação natural em todos os ambientes. Sem pilares em seu interior, cada apartamento se molda a necessidade de cada morador.

4 – Facilidade sem perder a privacidade 

A tecnologia aliada a novos modelos de negócios permite hoje que a facilidade da entrega de produtos e serviços on demand aconteça diretamente em casa. A pandemia demonstrou a necessidade de receber profissionais como médicos, cabeleireiros, professores particulares dentro de casa, porém, de forma segura e com um espaço destinado a isso. Dessa forma, áreas comuns que garantam espaços adequados para a realização de atividades específicas, de acordo com a necessidade do morador, serão cada vez mais eficientes.

No AGE360, por exemplo, o projeto conta com espaços como Beauty Room, Home School, Healthy Room, Creativity Room para receber profissionais e serviços externos de forma segura e adequada. Esses ambientes terão acesso de serviço exclusivo, onde a circulação de pessoas externas fica restrita em um espaço designado para elas, facilitando processos de agendamento, limpeza e controle de segurança. Além desses ambientes, o projeto conta também com Private Rooms, áreas privativas localizadas fora dos apartamentos que podem ser utilizadas para a finalidade que o morador desejar como um home office, uma adega gourmet, um Studio de música ou o que a criatividade dele desejar.

 5 – Hospedar-se em sua própria casa 

Para a organização do dia a dia, a tendência dos edifícios de luxo é a presença do Concierge que além de organizar as demandas do condomínio, antecipa as preferências e necessidades dos moradores. No AGE360, com a chancela de um dos melhores Spa’s Terapêuticos do Brasil, a Lapinha SPA, os espaços foram pensados para gerar conforto e relaxamento em distintos momentos do dia a dia. Serviços e profissionais homologados passam a atender aos moradores com exclusividade e benefícios. A arte de receber também se eleva a outro patamar, onde o residencial conta com o exclusivo Guest Room, uma suíte hoteleira exclusiva para os moradores, que recebem seus convidados com a privacidade e elegância de um hotel 5 estrelas.

6 – Delivery 

Outra tendência são os locais preparados para receber delivery de produtos e serviços de forma segura e otimizada; com infraestrutura para armazenamento de alimentos frescos e processos de limpeza bem definidos. Com a pandemia, a procura por serviços de delivery aumentou em todo o país. O Rappi, um dos mais populares, por exemplo, teve uma alta de 300% na demanda do aplicativo em março, início da pandemia, se comparado ao início do ano. Outro dado que comprova o aumento é o crescimento do número de trabalhadores de aplicativos que, segundo a Análise Econômica Consultoria, de 250 mil em 2019 passou para mais de 645 mil até junho, uma taxa de crescimento de aproximadamente 158% só até o primeiro semestre de 2020.

No AGE360, uma a entrada de serviços garante uma logística de entregas otimizadas, com espaços de armazenamento adaptados para receber desde encomendas simples, até armazenamentos frescos. Os moradores contarão com o benefício da entrega de alimentos orgânicos de origem direta do produtor uma vez por semana após a entrega do empreendimento.

7 – Espaços para o corpo, a mente e o espírito

Ficou evidente como é preciso cuidar da saúde em seu aspecto bio psico social e o mercado imobiliário precisa incorporar esse cuidado como a premissa de seus projetos. A partir de agora, será mais do que necessário pensar em espaços que garantam acesso a realização de atividade física e alimentação saudável, incluindo áreas de contato com a natureza. Espaços que permitam momentos mais contemplativos e de relaxamento para a mente, e ainda aqueles que garantam uma conexão interna ou externa com amigos, proporcionando momentos que elevam a alma. Pensar em todos os pilares de saúde são fundamentais para a construção de novos ambientes.

Em relação a todo esse cuidado, o projeto do AGE360  se antecipa e irá garantir em sua estrutura: uma academia no 21 andar, com vista exclusiva para a cidade; uma quadra de beach tennis; um anfiteatro aberto; uma horta orgânicasalas de meditaçãojardins suspensos, espaço Wellness com saunas e salas de massagem e relaxamento; uma Wellness Kitchen; entre outros ambientes exclusivos pensados para o bem-estar e a melhor qualidade de vida para os moradores. Como a saúde não é feita apenas de prevenção, itens que garantam a segurança do morador em momentos de emergência também serão colocados no empreendimento; o AGE360 irá contar com a presença de Desfibriladores Externos Automáticos para casos de emergências graves, que necessitam de atendimento imediato, e rotas de fuga desenhadas para garantir o acesso rápido aos melhores serviços de saúde da região. 

Ainda que a percepção do cuidado com a saúde possa estar gerando ansiedade, os novos residenciais poderão providenciar infraestrutura que beneficie seus moradores na prática. O cuidado com a saúde passará a ser de forma simples, discreta e quase que imperceptível dentro dos residenciais. O propósito é promover a sensação de bem-estar como parte do dia a dia e como consequência uma melhor qualidade de vida.

Para saber mais sobre o projeto do AGE360, acesse: ag7.co.

In this article

Join the Conversation