DO IT YOURSELF: como decorar seu espaço com quadros?

DO IT YOURSELF: 4 soluções criativas – e fáceis – para usar quadros na decoração

Confira as dicas aparentemente simples para deixar seu espaço mais despojado e moderno apenas com quadros ;)

Compartilhe
como decorar seu espaço com quadros

Uma obra de arte além de agregar valor, deixa o ambiente ainda mais belo. Ao se permitir a testar novas formas de organizar as peças em casa você pode produzir resultados surpreendentes, além de proporcionar um toque a mais de personalidade. Confira algumas ideias de como decorar seu espaço com quadros e obras artísticas.

Na prateleira

(Foto: Gustavo Sguissardi)

Posicionar quadros ou obras de artes em prateleiras é uma forma de sair do convencional. E de trazer um novo olhar para a composição do espaço. Em um de seus projetos, a arquiteta Juliana Meda escolheu posicionar o quadro no topo da prateleira e apoiá-lo sobre a parede. “Sem fixar a obra na parede, o morador ganha mais comodidade e versatilidade de poder mudar os objetos decorativos com mais facilidade e ter um novo visual ao espaço quando quiser”.

Por dentro da boiserie

(Foto: Marco Antônio)

Livre de regras. As obras de artes já não precisam ficar centralizadas na parede. E, ainda, podem ser emolduradas pelos clássicos boiseries – o revestimento de parede. Foi o que a arquiteta Suelen Parizoto fez no living acima. Ela destacou a grande obra do artista plástico Carlos Vergara em meio à boiserie de aço, que traz um toque de modernidade. O detalhe inusitado fica por conta do enquadramento da obra, colocada na parede sem centralizar.

Luzes direcionadas

(Foto: Gustavo Sguissardi)

Para protagonizar e conceder o destaque merecido para os quadros e obras de artes em casa outra solução criativa é posicionar a iluminação em direção aos quadros. Foi a forma que a arquiteta Daniele Viesser Valente encontrou para evidenciar a impressão em metacrilato assinada pela irmãs Maja, fotógrafa, e Kaju, artista plástica.

Próximo ao chão

(Foto: Marco Antônio)

Sem móveis encostados na parede e outras interferências uma outra alternativa é fixar o quadro numa altura próxima ao piso. Além de facilitar a apreciação da obra ao ficar na altura de quem for visualizá-la. Isso também traz charme e personalidade para o ambiente. Nesta composição, a arquiteta Anna Loyola escolheu as chapas metálicas de Emmanuel Nassar, artista paraense, que evoca a cultura popular local, seja nas cores vibrantes ou nas formas geométricas das casas e de barracas de feira.

In this article

Join the Conversation