ESTILO

Como 2020 mudou a relação da Geração Z e millennials com a casa

Relatório do Pinterest aponta os novos hábitos e transformações dos usuários

Todos os anos, as pessoas vivem o início de setembro e do outono como um “segundo Ano Novo”. E, neste ano atípico, em vez de buscar inspiração fora de casa, um novo início começa no lar e internamente, segundo o relatório da plataforma de inspiração Pinterest. Mais tempo dentro de casa significa mais tempo para  decorá-la, repensar hábitos e a também avaliar a maneira como lidamos com as nossas emoções. Por isso, este é um momento ideal para focar em pequenas melhorias, novas metas e motivação para conquistar rotinas saudáveis. 

Em um momento mais introspectivo, os usuários do Pinterest ainda estão refletindo sobre o crescimento pessoal e o bem-estar mental. Especificamente, houve um aumento significativo em “positividade” (+64%*). As metas de vida e planos de viagem foram substituídos por outros projetos – seja uma reforma em casa ou o desenvolvimento pessoal e em família. 

A Geração Z, os homens e os millennials são os públicos que usaram ainda mais ao Pinterest neste ano. Confira os novos hábitos e o ambiente que eles estão criando:

A Geração Z busca amor próprio e um porto seguro

Com tanta incerteza na escola e no trabalho, os usuários da Geração Z buscam maneiras de manter a positividade e a saúde com pesquisas por “check-up da saúde mental”, que aumentou 5 vezes. Esses usuários querem ser criativos e testar novas atividades. É isso que mostra o crescimento das pesquisas por “comida ASMR” (+84%), “alimentação consciente” (+44%) e “ideias de ensaio fotográfico” (+56x).

A Geração Z também está focada em buscar a serenidade e criar espaços mentalmente equilibrados no quarto, como mostra o aumento das pesquisas por “ideias de quarto zen” (+5x), “quarto relaxante” (+3x) e “modelo de quarto com feng shui” (+2,5x). O quarto também é um espaço físico para o desenvolvimento pessoal. Houve aumento nas pesquisas por “quarto indie” (+151x) e “decoração de quarto hippie” (+19x). 

Millennials querem uma vida doméstica consciente

Nos últimos seis meses, o lar substituiu o trabalho, a escola e a academia. Já os espaços externos se tornaram os locais mais seguros para o distanciamento social. Pais millennials ainda priorizam a saúde e a felicidade da família ao cuidar da saúde mental das crianças e promover práticas de autocuidado. Pesquisas por “atividades de saúde mental para crianças” (+3,5x), “terapia ocupacional para crianças” (+2x) e “parentalidade consciente” (+2x) estão aumentando.

Pais millennials também priorizam novos cronogramas e rotinas. Pesquisas por “horários para as crianças em casa” (+20x) e “rotina diária para as crianças” (+10x) mostraram crescimento. Uma das principais preocupações é equilibrar o tempo em dispositivos eletrônicos e as atividades saudáveis. As pesquisas por “rotina de exercícios físicos para crianças” (+88%), “poses de ioga que imitam animais para crianças” (+56%) e “balanços internos para crianças” (+3x). 

Além disso, os pais buscam maneiras de transformar o lar em um local lúdico, como mostram as pesquisas por “jogos de carnaval para crianças” (+3x) e “experimentos com luminária de lava para crianças” (+21x). 

Homens gostam de renovar

O número de usuários homens aumentou cerca de 50% desde o ano passado. Esse público busca inspiração para educar em casa e projetos de reforma do lar que contam com a participação das crianças. Reformar a casa se tornou uma prioridade clara com o aumento de pesquisas amplas como “projetos de reforma de casa” (+78%), e outras mais específicas, como “tela de projetor DIY” (+41%) e “projetos com madeira para crianças” (+2x).

Os homens também acessam o Pinterest para cuidar da saúde mental e física. Pesquisas por “atividades de arteterapia” (+65%), “rotina de exercícios físicos para homens” (+3,5x) e “frases sobre força mental” (+2,5) estão em ascensão.

Metodologia: 
As Tendências são calculadas comparando pesquisas normalizadas de julho de 2020 a julho de 2019 entre o público indicado. A Geração Z abrange pessoas de 18 a 24 anos, os millennials têm idades entre 25 e 44 anos.

** Dados internos do Pinterest, comparação anual entre usuários homens ativos nos períodos de 2 de março de 2020 a 24 de maio de 2020 e 4 de março de 2019 a 26 de maio de 2019 em todo o mundo

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