ESTILO

Comidas que são sinônimos de Curitiba

Saiba onde comer os principais pratos com ingredientes típicos da nossa região

Por Beatriz Bleyer e Maria Luiza Schultz 

Diante da diversidade dos povos originários, Curitiba dispõe de pratos culinários ricos e diversificados. Alguns locais da cidade são especialistas no preparo de comidas que já viraram sinônimo da capital e precisam ser experimentadas. No entanto, alguns lugares conseguiram reinventar pratos típicos e transformar o tradicional em novidade.

Carne de onça

(Foto: reprodução)

Patrimônio cultural da cidade desde 2016, a carne de onça é preparada com carne bovina crua e temperada com alho, cebola, cheiro verde, sal, e pimenta. No entanto, o Ninna Cozinha, que promete se transformar em uma das grandes unanimidades gastronômicas da cidade, apresenta uma versão adaptada como entrada para compartilhar: carne de onça com gema de ovo perfeito e broas tostadas.

O prato custa R$ 60 no local.


Serviço

NINNA COZINHA
Onde: Rua Desembargador Motta, 1.861 – Batel |
Contato: (41) 99942-3431.


Pierogi

(Foto: reprodução)

O pastel cozido, normalmente recheado com batata ou queijo, é uma receita originada na culinária polonesa e ucraniana. No entanto, com a imigração desses povos no Paraná, o prato já se tornou sinônimo de Curitiba. Alguns restaurantes, como o Cozinha da Vó Lena, com a vontade de trazer um produto diferente ao público, inovou seu prato principal: pierogi tostado. Após cozido, eles são tostados em uma frigideira, com óleo ou manteiga.


Serviço

COZINHA DA VÓ LENA 

Onde: dentro da GT Building — Av. N. Sra. Aparecida, 48 – Seminário

Contato: (41) 9 9892-0139.


Barreado

(Foto: reprodução)

O barreado — ou carne barreada — é um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. Consiste em um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra, como a paleta, a maminha e o patinho, temperados com cebola, alho, toucinho de porco, pimenta-do-reino, louro e cominho e cozida até desmanchar. Por ser tão popular na região, o Ópera Arte, localizado na Ópera de Arame, oferece o prato em seu cardápio para presentear os curitibanos e turistas com experiências únicas, combinando os sentidos: gastronomia, arte, cultura e entretenimento. O prato é servido em formato buffet com purê de banana aos sábados e domingos, das 11h30 às 16h00. O valor do prato é R$ 79,90 por pessoa.


Serviço

ÓPERA ARTE

Onde: Rua João Gava, 920 – Abranches

Contato: (41) 99999-2091.


Pão com Bolinho

(Foto: reprodução)

O pão com bolinho é tão apreciado pelos moradores que foi criado um festival temático para as diversas preparações do prato. Ele consiste em um pão montado com um bolinho de carne, geralmente acompanhado de algum molho. Algumas criações, no entanto, são bem inusitadas e fogem do tradicional. No Armazém Santa Ana, por exemplo, o bolinho, que é tradicionalmente feito com carne bovina, é feito com linguiça artesanal. No pão, ainda vai queijo alemão derretido e cheiro-verde. Acompanha pasta de alho.


Serviço

ARMAZÉM SANTA ANA

Onde: Avenida Salgado Filho, 4.460 – Uberaba
Contato: (41) 3024-5320.


Pinhão

(Foto: reprodução)

Semente nativa da região sul do Brasil, o pinhão é um dos principais símbolos da cidade de Curitiba. Presente em várias receitas, a semente passou a ser utilizada inclusive como ingrediente em cerveja. A Cerveja Campos do Jordão, localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, traz em suas receitas ingredientes que trazem a essência da região, como, no caso, o pinhão.

Compre: Braulio Schafer – Rua Reinaldo Stocco, 546, Casa 254 – Pinheirinho.

(Foto: reprodução)

A semente também pode ser encontrada na versão doce. A doceria O Famoso Brigadeiro decidiu inovar criando um brigadeiro sabor pinhão. Ele é feito com massa de chocolate branco e pinhão, coberta com confeito de chocolate branco.

O FAMOSO BRIGADEIRO: Rua Augusto Stresser, 1.345 | Hugo Lange.

Deixe um comentário