ESTILO

A arte encontra o entorno: Marcos Bertoldi apresenta Marcus André

Um mural site-specific rodou o Brasil e integra, hoje, o acervo do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Confira tudo na coluna do Marcos Bertoldi.

O site-specific são trabalhos realizados normalmente sob encomenda para um lugar existente. Em 2006, realizei um mural site-specific intitulado Paisagem Deslocada, para o hall do prédio do antigo Ministério da Educação (hoje Palácio Gustavo Capanema), projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, em 1937.

Realizei uma pintura mural de grande porte (3,2 x 13,2 m) em têmpera e encáustica sobre madeira no interior da instituição, seguindo os mesmos padrões técnicos das demais obras inclusas no projeto original – a exemplo dos painéis de Portinari, que ocupam o auditório.

Essa pintura site-specific tem como objetivo integrar aspectos cromáticos e arquitetônicos do seu entorno, ocupando silenciosamente o interior do Palácio Modernista.

Depois de mais de uma década de itinerantes exposições em outras capitais, a obra pertence hoje ao acervo do Museu Oscar Niemeyer, tendo se tornado a maior tela a estar permanentemente exposta no MON.

Marcus André por Marcos Bertoldi

 

O artista plástico da tão incensada geração 80 alcança a excepcionalidade e o sublime em seus trabalhos, extraindo de duas técnicas milenares, a encáustica e a têmpera, um resultado em que o que se vê e o que se toca são a consequência da soma de diversas camadas ou peles de pinturas sobrepostas, conferindo um aspecto inteiramente contemporâneo na utilização de técnicas tão laboriosas e antigas. No momento, em parceria, temos realizado projetos de pinturas site-specific em encáustica e têmpera para residências privadas, levando em conta as características da arquitetura e dos espaços construídos.

*Esta coluna foi publicada originalmente na edição 225 especial Homens.

Leia mais:
SUCESSO! Lançamento do livro de Marcos Bertoldi LOTOU o MON!

Deixe um comentário