Arquitetura low cost - TOPVIEW

Arquitetura low cost

Ajustes nas expectativas do cliente quanto ao orçamento e soluções criativas do arquiteto podem resultar em projetos autênticos e de menor custo

Compartilhe

Nosso trabalho – na maioria das vezes, orientado para residências de alto padrão e pautado por orçamentos flexíveis – esconde outras experiências e abordagens mais acessíveis – as quais vamos registrar neste artigo.

Geralmente, o maior “problema” dos projetos low cost é desencadeado pelo próprio cliente, que gostaria de um orçamento mais enxuto, mas tem uma série de expectativas que certamente vai impactar nos custos finais da obra.

Área social com vista para a paisagem e acesso ao pátio (Foto: divulgação)

Ajustar demandas é um ponto central nessa discussão. Outra questão recorrente é o cliente que, desavisadamente, por se encantar por qualquer aspecto ou valores de uma determinada área ou terreno, acaba nos trazendo um imóvel de abordagem difícil e custosa.

Algumas demandas e problemas são capazes de alavancar orçamentos, como exigências programáticas por ambientes com muitas especificidades, terrenos complexos e muito acidentados – associados a tipos de solo pouco resistentes –, presença de vegetação protegida, grandes áreas envidraçadas, grandes aberturas móveis, grandes vãos livres ou balanços – que exigem fundações mais profundas em concreto armado ou aço – e revestimentos ou acabamentos especiais, sejam eles nacionais ou, principalmente, importados.

Acesso ao pátio e serviços e fachadas/muros com seteiras (Foto: divulgação)

Casa para uma artista
Esta casa de 265 m² foi projetada em 2008 para uma artista e ceramista. O projeto apresenta um conjunto de escolhas adequadas aos limites orçamentários exigidos. É uma obra que não requer nenhum dos recursos anteriormente mencionados e tem potencial para custar menos de um terço dos projetos mais dispendiosos.

Hall direcionando a paisagem e rasgos na cobertura para iluminação natural (Foto: divulgação)
Área social com vista para a paisagem e acesso ao pátio (Foto: divulgação)

Temos uma casa térrea e sem escavações, revestida e pintada. De estrutura convencional e fechada em alvenaria de tijolos, combina aberturas estreitas (seteiras) e porta-janelas. As lajes são pré-moldadas e o telhado é embutido. Buscamos, nas suas proporções, materialidade única e contínua, cheios e vazios, horizontalidade e efeitos de luz e sombra, bem como equilíbrio. Apostamos na integração interior-exterior, por meio de vistas distantes e do pátio com seus muros/fachadas, que ampliam a volumetria da casa, em uma economia também plástica e formal. O resultado é despretensioso, elegante e equilibrado. Keep
it low!

Acesso externo ao pátio (Foto: divulgação)
Vista da rua de acesso (Foto: divulgação)

VEJA TAMBÉM: Conexões do Bem l Arquitetura Low cost

*Coluna originalmente publicada na edição #239 da revista TOPVIEW. 

In this article

Join the Conversation