ESTILO

Coluna Jayme Bernardo, outubro de 2018

Ambiente Lúdico

Nada melhor para ilustrar a infância, tema desta edição, do que o universo lúdico que explorei com a criação dos originais e despojados Toys, da DIEEDRO. Nossa equipe de design já estudava, por curiosidade, softwares de design com modelagem poligonal, usados na criação de personagens de animação da PIXAR, por exemplo, quando surgiu a ideia de utilizar essa técnica para a criação de uma nova peça de mobiliário. A inspiração para o projeto escultural veio do Toy Art, tendência de trabalho de muitos designers de renome e que caiu no gosto do público atualmente.

Foto: Marcelo Stammer

O formato e a apresentação são bastante lúdicos e, devido a seus contornos arredondados e barriga saliente, tornam-se uma mesa lateral e um banco ou, ainda, um conjunto de mesas laterais. As peças carregam em si muitas possibilidades, tanto para compor os ambientes quanto para brincar com o imaginário dos adultos e dos pequenos. O projeto foi uma verdadeira prova, não só para mim, mas para todos os envolvidos no processo. Os materiais usados na produção, como fibra de vidro, e a modelagem poligonal foram alguns dos obstáculos.

Tanto no protótipo como no produto final, os Toys foram resultado de grande ação conjunta, em um mix de high e low tech que tornou possível a concretização de um design único e divertido, como são os personagens das grandes telas da animação. Sua grande qualidade, no entanto, é serem tão humanas, simples e lúdicas, como uma criança brincando.

*Matéria originalmente publicada na edição 216 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário