ESTILO

Coluna Jayme Bernardo, julho de 2018

Verve brasileira!

Cherse Longue Rio de Oscar Niemeyer

De curvas sinuosas e arrojadas, que evidenciam e valorizam o design contemporâneo, a Chaise Longue Rio, criação conjunta de Oscar Niemeyer e sua filha, Anna Maria Niemeyer, foi desenhada em 1978 e comprova a fascinação do arquiteto por formas distintas. É inspirada na natureza e nas paisagens do Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, cidade natal de Niemeyer. Um clássico da cultura brasileira, a chaise possui um layout atemporal e deslumbrante e está exposta permanentemente na Galeria NOHO Modern, em Los Angeles (EUA). Uma das obras mais emblemáticas do design nacional.

LC2 de Le Corbusier

Outro modelo que me chama a atenção, com seus traços austeros e estreitos, é a poltrona LC, do renomado arquiteto Le Corbusier, desenhada em 1928. Considerada o maior marco de seu trabalho, a peça faz parte da série Grand Confort e conta com duas versões: a LC2, que é o exemplar mais compacto, e a LC3, maior e mais robusta.

POLTRONA UP 5/DONNA de Gaetano Pesce

Revolucionária e consagrada como referência, a poltrona UP 5, também conhecida como Donna, criada pelo arquiteto e designer Gaetano Pesce, em 1969, pode ser considerada, além de aconchegante e versátil, um manifesto em formato de ícone da história do design. Com uma tecnologia que vai além da questão estética, essa peça possui uma concepção ideológica interessante e inovadora, sendo o primeiro produto industrial que possui, por trás, uma mensagem de cunho político, que evidencia as formas femininas e provoca a reflexão sobre a condição desigual das mulheres em nossa sociedade.

*Coluna publicada originalmente na edição 213 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário