Coluna Fashion & Décor, maio de 2018 - TOPVIEW
Compartilhe

Mulheres francesas que inspiram com seu compromisso com a igualdade de gênero e seus pensamentos, suas atitudes e seus feitos incríveis nas artes, na moda, na filosofia e no lifestyle tornam o mundo um lugar mais justo e melhor de se viver. Elas e suas ideias estão presentes até hoje em nossas vidas. Comecemos com Maria Antonieta, que, mesmo não sendo francesa, representou eternamente a França como “reine de la mode”. Usou a moda como instrumento político: quando queria dar um recado à corte, usufruía do poder do glamour. Foi uma atitude inédita para uma rainha, já que, anteriormente, as soberanas tinham de projetar uma imagem dócil, longe dos holofotes.

NOIR ET BLANC

Com esse conceito feminino e moderno, em uma explosão de cores com assinatura floral da Flor do Dia, sobre uma base clássica noir et blanc, é que homenageamos todas as mulheres. Uma composição vibrante e inusitada de table décor ao som da inesquecível e eternamente bela canção La Vie En Rose, da mais francesa de todas as mulheres, Edith Piaf.

Prato Christian Lacroix para Vista Alegre/Bergerson Presentes e jogo americano Ma Perle Tablecouture Impelle Home por Angela Chinasso

SAVOIR FAIRE

Séculos depois de Maria Antonieta, deparamo-nos com ninguém menos que uma francesa cheia de personalidade e vanguardismo: Coco Chanel, que sugeriu que as mulheres também podiam usar calças, vestidos simples e o famoso “pretinho básico”. Sua criação revolucionou padrões e deu a oportunidade para as mulheres se tornarem mais livres e independentes, começando pela forma de se vestir.

Conjunto de tweed Baoo

FÉMINISTE

E não poderíamos deixar de citar a filósofa, escritora e ícone do pensamento feminista e existencialista do século 20, Simone de Beauvoir, com as reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. “Ninguém nasce mulher, torna-se mulher” é sua frase clássica, presente em O Segundo Sexo, em que defende a distinção entre sexo e gênero. Uma mulher revolucionária que inspirou e ainda inspira.

Aldeola da rainha Maria Antonieta em Versalhes

*Matéria publicada originalmente na edição 211 da revista TOPVIEW

In this article


Join the Conversation