Coluna Fashion & Décor, abril de 2018 - TOPVIEW
Compartilhe

A Noruega é a terra do sol da meia-noite. Inversamente, há longas noites durante as quais o sol nunca sobe acima do horizonte, e assim pode-se admirar a aurora boreal. Ao longo de sua costa, encontram-se mais de 50 mil ilhas, resíduos, como os fiordes da erosão glacial – entre elas, as Lofoten.

O Ice Hotel, na vila de Jukkasjärvi JUKKASJÄRVI, no norte da Suécia, é um destino imperdível. É o primeiro hotel de gelo do mundo, com o mobiliário todo esculpido, reconstruído todos os anos com gelo e neve. As camas são cobertas com pele e os hóspedes dormem em “sacos de dormir” especiais, pois a estrutura se mantém congelada a -5o °C. Artistas são convidados para criar diferentes quartos e decoração, em exclusivas obras de arte. Cada suíte é única e a arquitetura do hotel é modificada a cada ano, na verdade reconstruída. Quando a primavera chega, todo o gelo retorna para o Rio Torne. Ele está entre as sete maravilhas da Suécia.

Design minimalista

Composta por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, a Escandinávia desenvolveu um design com conceito minimalista, em que menos é mais, com linhas retas, formas simples e grande luminosidade nos seus ambientes, na maioria monocromáticos, com leves interferências de cores, em resposta aos grandes períodos de frio rigoroso que vivenciam durante seu inverno…
A relação de proximidade com a natureza faz com que a cultura escandinava seja mais condizente com a realidade contemporânea, que busca simplificação na maneira de viver o dia a dia.
Um estilo que mistura sofisticação, conforto e funcionalidade, sendo referência imediata no quesito design, vanguardista.

Clássicos e releituras

Hans Wegner, que agrega funcionalidade orgânica ao modernismo, desenhou mais de 500 cadeiras diferentes e ajudou a disseminar a qualidade dos produtos dinamarqueses. Sua Peacock, com ar de poltrona artesanal, de madeira com assento em palha, ganhou o apelido de pavão pelo formato do encosto. É uma interpretação moderna da tradicional cadeira inglesa Windsor.
Falando em releitura, a mais nova é a do designer Verner Panton e será lançada neste ano, em comemoração às cinco décadas da cadeira Panton. The Panton Chrome, uma edição limitada com ares ainda mais futuristas que a primeira versão, de 1960, tem acabamento todo cromado. Um luxo atemporal.

Tendências fashion 2018

Faux fur: assumidamente, sem disfarces, com pelos longos ou curtos e mega coloridos.
Xadrez: em modelagens modernas e ousadas.
Lurex/metalizados: esqueça os pequenos toques de brilho – aposte em peças totalmente metalizadas.

*Angela Chinasso e Laura Kubrusly são mãe e filha. Angela é arquiteta com mais de 25 anos de carreira e Laura é modelo e coidealizadora do Project & Go, pelo qual viaja o mundo fotografando looks de marcas locais.

*Matéria publicada originalmente na edição 210 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo

Converse com a Gente