Cinema (literalmente) em casa - TOPVIEW

Cinema (literalmente) em casa

As arquitetas Flávia e Roberta Bonet criaram uma sala de cinema para a área de uso comum de um prédio residencial, mas sugerem que um espaço deste tipo...

557 0
Compartilhe

As arquitetas Flávia e Roberta Bonet criaram uma sala de cinema para a área de uso comum de um prédio residencial, mas sugerem que um espaço deste tipo também pode ficar muito bem na sua casa.

A sala tem 30 metros quadrados e é equipada com 12 confortáveis poltronas revestidas em couro natural e um telão. A decoração é moderna, com todos os detalhes em preto e marcenaria feita sob medida.

As atenções devem sempre estar voltadas à tela. “Pensamos em um espaço interativo, que agradasse as mais variadas idades, lembrando sempre da qualidade necessária para a acústica da sala”, conta Flávia.

Gostou? Confira abaixo algumas dicas das arquitetas para criar sua própria sala de cinema:

 

cinema-em-casa-Bonet Arquitetura

 

Isolamento acústico
– É um dos principais desafios do espaço. Materiais como carpete no piso e couro nas poltronas evitam a propagação do som para fora do ambiente.
– As arquitetas também usaram um gesso com cobertura de lã de vidro, com material e formas especiais.

Iluminação
– Precisa ser instalada de maneira que afete indiretamente a tela. Sobre o telão foram instaladas lâmpadas dicroicas antiofuscante, com filtro fosco, angulação de 38 graus, potência de 50 watts e 12 volts.
– A luminosidade das janelas precisa ser vedada. Neste projeto foram usadas cortinas de veludo com forro.

Espaço
– A distância entre a primeira fileira de cadeiras e a tela deve ser repeitada. “Para que ninguém fique com a vista cansada, a distância deve ser de, no mínimo, dois metros”, indica Flávia
– O tamanho do local também influencia na qualidade da transmissão do filme. Com um televisor de 42 polegadas, por exemplo, o tamanho ideal da sala é de mais ou menos 20 metros quadrados, variando de acordo com as necessidades do morador, como a quantidade de assentos.



Join the Conversation