‘Cinderela’ de Camila Cabello e Billy Porter é um conto de fadas da alta moda
Todo mundo conhece a história de Cinderela, se você cresceu com o filme de animação de Walt Disney de 1950, o musical de Rodgers e Hammerstein para a televisão ou o conto popular europeu. Ainda assim, adaptar uma história amada para uma nova geração significa conectar o passado e o presente. O elenco e a equipe de Cinderela de 2021 pretendiam inovar. O filme, que estreia no Amazon Prime em 3 de setembro, traz a história como um musical edificante sobre o poder da autodescoberta.
Ao contrário de “Ella” de suas antecessoras, Camila Cabello, não aspira à vida como uma realeza, em vez disso, ela está ocupada construindo um império da moda. A mudança da heroína de sonhadora para empreendedora proativa cria um tipo diferente de narrativa, uma que as forças por trás do projeto esperam inspirar as meninas. “É uma forma completamente nova de contar a história. Eu sinto que outros contos de fadas têm valores que são mais antiquados e não refletem as mulheres com precisão ”, compartilhou Cabello, de Los Angeles. “Nesta Cinderela, ela tem sonhos e ambições, e ela quer se salvar, não ter um príncipe ou qualquer outra pessoa que a salve.”
Dados os objetivos de Ella, grande parte da modernização é expressa por meio do guarda-roupa. Para a figurinista Ellen Mirojnick, contar a história de Ella significava começar do zero. “Com a Cinderela, é claro que você pensa no vestido azul, no sapatinho de cristal, etc., mas não era assim que íamos abordar essa história”, diz ela. “Esta é uma recontagem totalmente nova, então queríamos dar uma guinada nela e abraçar um novo ponto de vista, [um] que promova o empoderamento feminino e a individualidade.”
Adepta da criação de fantasias de cair o queixo para mundos fictícios envolventes – suas fantasias para Bridgerton, The Greatest Showman e Maleficent: Mistress of Evilsão personagens em si mesmos – Mirojnick buscava inspiração na trilha sonora. “Tudo se torna concreto quando você lê e ouve a música”, diz ela. “As músicas têm aspectos de contos de fadas, românticos e modernos e um tema [abrangente] sobre quebrar o teto de vidro.” No guarda-roupa de Ella, esses conceitos se traduzem em looks de época que apresentam toques contemporâneos e peças que destacam sua singularidade. Ainda assim, Mirojnick teve o cuidado de não prenunciar a transformação da princesa de Ella. “Desde o início [do processo de design] levamos em consideração que suas roupas não deveriam ser muito óbvias”, diz Mirojnick. “Então você a tem em cores neutras, tecidos naturais, linhos, mas com toques modernos como os cintos.”
O interesse da personagem pelo design foi a chave para entender suas motivações. “Uma das coisas que percebi é que você tem uma Cinderela que está [efetivamente] se projetando”, diz Mirojnick. “O armário de Ella está no centro do nosso filme. Os trajes capturam seu espírito, como o design a fortalece e como nada a derrubará. Camila, que é um dos espíritos mais autênticos e alegres que conheci em muito tempo, incorpora isso perfeitamente.” Para Cabello, que descreve o visual de sua personagem como inovador e ousado, colaborar com Mirojnick em todo o processo de design foi um sonho. “Adorei minhas fantasias de trabalho! Eles eram tão confortáveis, mas ainda tinham o estilo de Ella ”, diz ela. “Ellen e sua equipe estavam tão apaixonadas, cheias de alegria pelo que estavam fazendo. Eles estavam tão apaixonados por Ella e pelos valores que ela representava. Em uma época em que a autoexpressão das mulheres é tão limitada, ela usa a moda para se expressar. Mesmo quando está se arrumando para o trabalho, ela traz acessórios nos cabelos e coloca detalhes únicos nos espartilhos. Acho que mostra o quanto a autoexpressão e a autenticidade são importantes para ela. ”
Na tela, Ella usa as ferramentas à sua disposição para criar, mas ainda está sujeita às limitações de ser uma designer jovem e sem dinheiro. “Para o baile, ela está fazendo seu próprio vestido, então tivemos que aprimorar o que ela criaria e o que ela poderia ter dificuldade em fazer”, diz Mirojnick. “Isso é até que o Fab G apareça.”
O público conhece o canto “Bibbidi-Bobbidi-Boo” da Disney, madrinha benevolente, mas Billy Porter é uma visão completamente diferente da figura mágica do mentor. Porter, com seu estilo extravagante e arrogância infinita, precisava de mais do que uma capa azul-clara. Então Mirojnick criou um vestido dourado com tons reflexivos inspirados em asas de borboleta. “O Fab G nasceu da borboleta monarca”, explica Mirojnick. “Eu apresentei uma série de esboços para Billy. Era importante para ele que o traje representasse elementos masculinos e femininos. Tudo aconteceu em algumas conversas. Eu tive que levar em consideração o movimento e como o personagem iria emergir em cena porque tinha que ser fabuloso. ” Igualmente impressionantes são os acessórios do Fab G, que variam de uma varinha brilhante, botas Jimmy Choo personalizadas e uma carruagem Mercedes Benz que Porter sonhou com a montadora. “É tudo notável”, diz Mirojnick. “Eles realmente se empenharam na criação do design.”
Claro, o passeio não é tão importante quanto o destino. Nesse caso, essa seria a festa oferecida ao príncipe Robert de Nicholas Galitzine, a fim de encontrar sua noiva. Ella chega em um vestido de baile brilhante preparado por Fab G, mas ela não é a única. Uma série de princesas de todo o reino aparecem para encontrar a família real e tentar a sorte. Em outras adaptações, isso funciona como um Bacharel-Estilo espetáculo onde mulheres jovens competem umas contra as outras por um cara, mas o diretor Kay Cannon e Mirojnick queriam evitar esse clichê. “O mais importante para nós é que este mundo seja global”, diz Mirojnick. “Originalmente, planejamos ter designers de outros países, cada um contribuindo com um design, mas [isso] foi muito difícil no ano passado. Então, fizemos isso à nossa maneira, com cada princesa representando sua respectiva nação ”. A mudança também permitiu participações especiais, como a comediante japonesa Naomi Watanabe. “O objetivo do baile é aproximar a comunidade”, diz Mirojnick. “Eles podem estar disputando atenção, mas também se apoiam mutuamente”.
Embora a protagonista não queira se tornar uma princesa, a história não rompe totalmente com a tradição. As roupas – que serão reveladas ao mundo durante o desfile de moda da Mercedes Benz ‘Dressed for a Dream” transmitido ao vivo em 28 de agosto – são matéria de fantasia. Durante o show, os figurinos serão usados na passarela por indivíduos que personificam as mensagens progressivas do filme. Tanto Cabello quanto Mirojnick, que atuam como embaixadores da marca Mercedes Benz para o projeto, esperam que os espectadores considerem o filme, o desfile de moda e a campanha subsequente. “Teremos modelos desfilando no desfile com incríveis histórias de sucesso. Eles são nossos Ellas do dia a dia ”, diz Mirojnick. “É uma honra ser capaz de fazer parceria com a Mercedes nisso [e] neste momento em que podemos celebrar o empoderamento feminino e ampliar histórias que mostram às meninas do que elas são capazes.”
Esse sentimento foi repetido por Cabello. “[O desfile] é o sonho de Ella tornado realidade! Acho que as mulheres vendo outras mulheres serem fortes, ambiciosas e apoiar umas às outras é muito importante ”, diz ela. “Ajudar uns aos outros a perceber nosso poder e celebrar uns aos outros assumindo o controle de nossas vidas é muito importante para os jovens estarem atentos, e para que esse seja o mundo em que eles crescem.”
(Via: Vogue)