ESTILO

Chefs curitibanas compartilham receitas natalinas

Os grandes nomes da gastronomia da cidade trazem às tradições da culinária desta época do ano somada a toques pessoais e dicas profissionais

A convite da TOP VIEW, três chefs curitibanas compartilham o sabor 
(e o espírito) natalino que estará na mesa de suas famílias. Às tradições gastronômicas desta época do ano, elas somam toques pessoais e dicas profissionais.

Salada Waldorf
Por Andrea Vieira

saladawaldorf

A Salada Waldorf é duplamente querida para a chef Andrea Vieira: além de 
ser feita exclusivamente no Natal, é uma herança de família. A avó ensinou a receita à mãe de Andrea, que deu o toque com nozes carameladas e uvas e hoje prepara a salada com a ajuda dos três filhos. O segredo, ela nos conta, é misturar a maionese caseira para garantir um gosto mais suave – e compartilhar. 
“Ao compartilhar a comida, você compartilha, de fato, amor.”

A chef Andrea Vieira está à frente de A casa de Antonia, ateliê de culinária que oferece cursos, degustações, almoços e jantares gastronômicos.

Ingredientes ½ xícara de maionese caseira [gema de um ovo, suco de meio limão, 1 colher (chá) de mostarda dijon, aproximadamente 300 ml de óleo de canola]

1 colher (sopa) de maionese industrializada

3 colheres (sopa) de iogurte natural

1 colher (sopa) de limão espremido

1 colher (chá) de açúcar

2 maçãs verdes sem casca cortadas em cubos

1 xícara de aipo (salsão) cortado em cubos

½ xícara de uvas Thompson vermelhas

½ xícara de uvas-passas brancas

1 xícara de nozes

2 colheres de glucose de milho

1 colher (sopa) de açúcar

¾ colher (chá) de sal

¼ colher (chá) de pimenta-do-reino preta, moída na hora

1/8 colher (chá) de pimenta caiena

Folhas de agrião

Modo de preparo

Coloque as uvas-passas de molho em água quente por 30 minutos para hidratá-las, depois escorra. Em seguida, misture as maioneses, iogurte natural, limão e açúcar. Adicione as maçãs e o aipo. Preaqueça o forno a 180 ºC, e numa tigela misture a glucose de milho, açúcar, sal, pimenta-do-reino, pimenta caiena e as nozes. Leve ao forno numa assadeira untada e deixe por cinco minutos.

Retire do fogo, mexa com um garfo e retorne ao forno até que as nozes estejam douradas. Retire, coloque-as sobre papel-alumínio e deixe esfriar. Ajuste sal e pimenta da mistura de maionese e transfira para o prato em que será servida. Coloque por cima as uvas-passas, as uvas cortadas e as nozes. Sirva acompanhado das folhas de agrião.

Peru com farofa natalina
Por Daniela Caldeira 

perucomfarofa

Para a ceia natalina, Daniela compartilha a receita de sua avó Eleonora Valente, que adorava essa época do ano e sempre fazia a farofa com uvas-passas, damascos e tâmaras. “Hoje dou algumas variadas, mas minha inspiração veio dela”, afirma a chef, cuja dica preciosa para deixar a carne suculenta e saborosa é a marinada do peru. “Todo mundo reclama que é uma carne seca, mas se você fizer desta forma, tenho certeza que vai se surpreender”, aposta a criadora do bufê La Table Gastronomie.

A chef Daniela Caldeira obteve sua formação como chef de cuisine pelo Los Angeles Culinary Institute (Los Angeles, Califórnia), e em boulangerie e pâtisserie pelo French Culinary Institute, em Nova York. Em 2000, criou o bufê La Table Gastronomie, que oferece serviços de catering premium para os segmentos social e corporativo.

Marinada para o peru

Ingredientes1 peru de aproximadamente 4,5 kg

7 litros de água

1 xícara de sal

½ xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de pimenta-do-reino

Raspa de 2 limões-sicilianos

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

Alecrim a gosto

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes e coloque o líquido em um saco especial, vendido em casas de embalagem. Adicione o peru. Faça um nó e guarde em geladeira, com o peito voltado para baixo, por 24 horas. Retire da marinada e asse.

Farofa natalina da vó Eleonora Valente

Ingredientes200 g de manteiga

50 g de bacon picado

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

200 g de presunto picado

150 g de frutas secas picadas de sua preferência

500 g de farinha de pão

2 ovos cozidos e ralados

Salsinha fresca picada

Modo de preparo 

Para a farinha de pão, seque e rale o pão francês no ralo grosso. Derreta a manteiga e frite o bacon. Refogue o alho e a cebola. Adicione as frutas secas e o presunto. Acrescente a farinha, os ovos cozidos e a salsinha. Tempere com sal.

Walnut logs
Por Geraldine Miraglia

walnutlogs

Foi durante um intercâmbio na Califórnia, nos Estados Unidos, que a chef Geraldine Miraglia aprendeu a fazer as walnut logs – uma entre tantas receitas de biscoitos que os norte-americanos preparam na época do Natal, cada família com seu toque especial. O nome, aliás, faz alusão ao formato da iguaria, que lembra pedaços de lenha feitos de nozes.

Mesmo quando retornou ao Brasil, e desde então, a chef deu continuidade à tradição. “Foi com o biscoito que comecei a fazer presentes ‘comestíveis’ para amigos nessa data”, lembra Geraldine, que compartilha aqui a receita simples e super home made da família norte-americana que a recebeu.

A chef Geraldine Miraglia foi proprietária do Oli Gastronomia e atua com consultoria na área de gastronomia.

Ingredientes 200 g de manteiga (um tablete)

4 colheres rasas (sopa) de açúcar (120 g)

2 xícaras de farinha de trigo (250 g)

350 g de nozes trituradas

1 colher (chá) de baunilha

2 colheres (sopa) de água (aproximadamente)

Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo 

Bata primeiro a manteiga com o açúcar, acrescente os outros ingredientes e misture bem. Se necessário, acrescente um pouco mais de água, aos poucos. Faça pequenas bolas com a massa e depois dê o formato 
de rolinhos, como croquetes. Asse em 
forno preaquecido a 180 ºC, até que 
dourem ligeiramente. Assim que retirar 
do forno, passe em açúcar de confeiteiro.

Deixe um comentário