Chef Vitor Bourguignon ensina virtualmente pratos tradicionais em releituras contemporâneas - TOPVIEW

Chef Vitor Bourguignon ensina virtualmente pratos tradicionais em releituras contemporâneas

Em evento virtual privado para convidados da Florense Carlos de Carvalho, o chef preparou três pratos que trouxeram sabor e aromas brasileiros na casa dos participantes

Compartilhe

Cozinhar com um chef e preparar seus pratos em casa, foi a proposta da experiência organizada pela Florense Carlos de Carvalho com o chef Vitor Bourguignon, vencedor do reality show gastronômico Masterchef, em 2019. Os convidados do projeto Conexão Florense participaram de um encontro virtual, em que puderam conhecer a história e o preparo das receitas e degustar os pratos em casa.

O chef preparou suas receitas na bancada do Sistema f53, no showroom da loja na Carlos de Carvalho, que apresenta um conceito que reinterpreta o ritual de cozinhar a partir de um olhar contemporâneo e coloca o ambiente novamente no centro da casa. Criado a partir da concepção dos arquitetos e designers uruguaios, Federico Senociaín e Sebastián Rial, do estúdio La Agencia, o f53 foi vencedor de premiações internacionais como: The Good Design Awards, em Chicago, e A’ Design Award and Competition, em Milão, além de ser selecionado pela Bienal Iberoamericana de Diseño, em Madrid. “O f53 é um sonho de qualquer cozinheiro ou entusiasta da gastronomia, além da sua funcionalidade, ele é lindo!”, declarou o chef durante a live.

O projeto Conexão Florense é uma atividade desenvolvida pela franquia para aproximar os profissionais e clientes de arquitetura e design de interiores. “Em um momento que exige cuidado, a loja preparou um encontro virtual para um evento inédito e interativo, que além de promover uma experiência diferenciada, criou novas memórias para os nossos parceiros. Uma memória com sabores, sensações e conectividade”, descreve o sócio da loja na Carlos de Carvalho, Nelson Calcagnotto.

O menu preparado pelo Bourguignon para os convidados trouxe receitas típicas italianas repensadas para incorporar ingredientes paranaenses. Confira o cardápio e as dicas do chef durante o evento:

Entrada: Canoli Caprese
Um dos clássicos da gastronomia mundial, o canoli é um típico “pastel” italiano que, na maioria das vezes, é preenchido com recheios doces. “Aqui, a brincadeira foi se apoiar da versatilidade da receita e trazer outro prato típico italiano, que é a salada caprese. Dessa fusão, temos uma massa recheada de Stracciatella, pesto genovês e tomate concassê”, relata.

Prato principal: Barreado, Gnocci de Banana da Terra e Gremolata
“O barreado é uma receita típica do Paraná onde, originalmente, se degusta a carne cozida por longas horas com farinha de mandioca, banana e laranja. É um prato com uma raiz histórica muito forte e bela”, apresentou o chef. Para valorizar o prato cultural e contemporizá-lo, Vitor produziu o Gnocci de Banana para compor e harmonizar com a receita, que ainda leva uma gremolata, um molho de ervas típico italiano que traz frescor.

Sobremesa: Pudim de Baru e Tuile de Caramelo e Flor de Sal
Para o chef, uma das comidas mais afetivas que existe é o pudim. “As suas possibilidades em termos de sabor, são infinitas”, acrescenta. Para a noite do evento, Vitor apresentou um pudim aromatizado com Baru, uma castanha típica brasileira com sabor muito próximo ao da baunilha. O pudim foi servido com uma tuile de caramelo salgado, para trazer um contraste de texturas que usualmente não se encontra nesse prato tão brasileiro.


Serviço
Florense Carlos de Carvalho
Onde: Alameda Carlos de Carvalho, 1301, Batel – Curitiba (PR)

Mais informações: (41) 3013-1010 l  www.florense.com

 

In this article

Join the Conversation