Cerveja curitibana será feita na Escócia
Por Luciane Horcel
A cervejaria curitibana Bodebrown vai produzir na Escócia uma edição especial de um de seus maiores sucessos, a Wee Heavy, num trabalho colaborativo com a Caledonian Brewery, gigante do setor que tem 140 anos de história. Os irmãos cervejeiros Samuel e Paulo Cavalcanti, fundadores da empresa, partem no dia 6 de fevereiro para Edimburgo.
O convite para a Bodebrown criar em terras britânicas surgiu da excelente aceitação da Curitiba Pale Ale, criada em dobradinha com a Adnams Brewery, de Southwold, na costa da Inglaterra, em 2014. Ela foi vendida durante a Copa do Mundo na mesma rede de bares – que vai de pubs centrais até quiosques em aeroportos britânicos.
A criação curitibana também vai participar do festival The Real Ale Festival, de 13 a 29 de março, na capital inglesa. Organizado pela rede JD Wetherspoon, o evento reunirá uma seleção de 10 cervejeiros do mundo inteiro, com representantes dos cinco continentes, com produções colaborativas.
O resultado desta parceria poderá ser saboreado a partir de março numa rede de mais de 900 pubs espalhados pelo Reino Unido, integrantes do grupo JD Wetherspoon.
A escolha da We Heavy para este retorno ao velho mundo é muito especial, conta Samuel Cavalcanti. “Esta cerveja é de um estilo escocês, o Strong Scotch Ale. A Bodebrown introduziu este tipo de cerveja no Brasil. Poder fabricá-la agora no seu país de origem, com aval de uma grande cervejaria de lá, é um reconhecimento incrível ao trabalho”, celebra o cervejeiro que quer manter, ao máximo a receita original: “Teremos algumas leves mudanças, como a utilização de água local. A base é nossa receita campeã e já conhecida no Brasil. Mesmo assim, ela ganha uma nova leitura ao ser fabricada fora”, resume Samuel.
Lançada há cinco anos, como primeira cerveja da Bodebrown, a versão brasileira inicial já foi exportada para Canadá, França e Austrália, e ganhou diversos prêmios, incluindo duas medalhas de ouro no Mondial de La Bière no Canadá, em 2011 e 1012.